Exposição de materiais didáticos para o ensino e a aprendizagem de deficientes visuais.

  • Ivan Fiorotti
  • Elena Raquel Ribeiro da Silva
  • Claudiomir Siqueira

Resumo

A proposta tem como finalidade apresentar as atividades desenvolvidas pelos bolsistas no projeto de ensino: Matemática para deficientes visuais. Com o objetivo de oportunizar condições semelhantes, aos demais alunos, de ensino e a aprendizagem à deficiente visual matriculada no curso de Licenciatura em Matemática do IFRS – Campus Canoas, desenvolvemos ações para promover sua autonomia e a permanência na graduação. Tendo em vista esse propósito, iniciamos a elaboração de materiais didáticos manipulativos, e simultaneamente, aprendemos a utilizar o Multiplano e os softwares, OCR (Optical Character Recognition) e Balabolka, que auxiliam na conversão de textos para áudio. Posteriormente, confeccionamos blocos de folhas A3 para resolução de exercícios/problemas, um tabuleiro de madeira dividido em 10 colunas e 10 linhas, para trabalharmos conteúdos desenvolvidos nas disciplinas em formato de jogos, conjuntamente com atividades desenvolvidas no Multiplano e com a disponibilização dos artigos/textos em áudio. Esses materiais são utilizados com a aluna em sala de aula e extraclasse, no intuito de desenvolver mais os sentidos da audição e do tato, para auxiliá-la na aprendizagem. Com a adoção dessa metodologia, observamos maior envolvimento e frequência da aluna nas aulas em que está matriculada. Baseados nessa experiência, organizamos uma exposição com todos esses recursos, além de outros materiais de apoio, tais como textos em braile e mp3, fones de ouvido, vendas, jogos, entre outros, disponíveis para todos manipularem, oportunizando atividades sensoriais para a interação do público, vivência e sensibilização do processo de inclusão de pessoas com deficiência visual.
Publicado
2017-03-06
Seção
[Ensino] Resumos nível superior