O direito à educação e sua qualidade: um estudo comparativo entre a educação pública e privada

  • Luciane Machado Rutzen Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul - Câmpus Canoas
  • Marienne Lourenço Rosa Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul - Câmpus Canoas
  • Alessandra Ribeiro Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul - Câmpus Canoas
  • Sara Monguilhott Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul - Câmpus Canoas
  • Cláudio Antônio Cardoso Leite

Resumo

A pesquisa foi realizada a partir do projeto interdisciplinar desenvolvido no curso técnico em administração integrado ao ensino médio. O objetivo da pesquisa, de cunho exploratório, foi conhecer mais sobre a qualidade da educação básica dos alunos do IFRS Canoas que ingressaram nos cursos integrados do Campus a partir de 2011. Investigar a qualidade do conhecimento adquirido na educação do ensino fundamental dos alunos, e, portanto, anterior ao ingresso no IFRS. Com base em fundamentações de autores diversos, há diferenças significativas entre o ensino público e o ensino privado. Assim, a pesquisa buscou verificar as diferenças entre as dificuldades apresentadas entre os alunos provenientes de escolas públicas e os provenientes de escolas privadas ao ingressarem nessa instituição federal. Como metodologia, foram coletados dados primários de um questionário aplicado através de trabalho de campo e dados secundários dos registros oficiais do IFRS Canoas para as análises pertinentes. Os resultados foram surpreendentes. Verificou-se que há uma grande dificuldade na aprendizagem dos alunos em geral ao entrarem no IFRS, independente de serem provenientes do ensino público ou do ensino privado, devido à forma de ensino ser diferenciada ao que eles estavam acostumados. Foi possível identificar que devido ao ensino anterior que receberam, eles sentem uma grande diferença de qualidade, que em alguns casos fez com que alunos não conseguissem superá-las e repetissem o ano. Sendo assim, o objetivo dessa pesquisa aplicada para o a disciplina de Projeto Interdisciplinar, encontrar uma "solução" para essa situação, que será desenvolvida ao longo do ano que vem. Em síntese, segundo os dados que foram analisados, podemos concluir que em virtude do ensino público não ter grandes investimentos na área de desenvolvimento das escolas e qualificação de seus professores, há uma inferioridade em relação ao ensino privado, que por sua vez tem grandes investimentos em suas escolas e mestres. Porém, tanto o ensino público quanto o privado não satisfazem a necessidade de um aprendizado melhor, tendo que melhorar em muitos aspectos, principalmente por não darem suporte aos seus alunos quando eles ingressam em uma instituição pública federal.

 

Palavras-chave: ensino de qualidade; educação pública; educação privada.

Publicado
2014-07-14
Seção
[Pesquisa] Resumos nível médio