Projeto de Oficinas de Ensino de Matemática - POEMA

  • Raissa de Mello Brunauth
  • Simone Maffini Cerezer
  • Samuel da Silva Andrade

Resumo

A formação continuada de professores, na busca por melhorias na qualidade de ensino e aprendizagem da educação brasileira, tem sido tema recorrente de diversas ações de ensino, pesquisa e extensão. Nesse sentido, o Projeto de Oficinas de Ensino de Matemática (POEMA) é um projeto de extensão que visa contribuir para a melhoria do ensino da Matemática no Ensino Fundamental e destina-se a atender, por meio de oficinas, envolvendo diferentes assuntos da Matemática e práticas pedagógicas, os professores de Matemática do Ensino Fundamental da rede pública do município de Canoas/RS e os estudantes do curso de Licenciatura em Matemática do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) – Campus Canoas. Os participantes das oficinas tem a oportunidade de conhecer e trabalhar com softwares gratuitos de Matemática, construir novas propostas para a prática pedagógica, bem como materiais que auxiliem no ensino da Matemática, além de compartilharem experiências e dificuldades vividas dentro da sala de aula com os professores e estudantes do curso de Licenciatura em Matemática do IFRS – Campus Canoas. Como resultado, temos, por exemplo, que os participantes estão pensando estratégias para trabalhar com os alunos de forma diferenciada, percebem que é possível o tratamento interdisciplinar dos conteúdos, considerando situações reais e concretas. Também podemos citar como resultado positivo do trabalho desenvolvido os depoimentos dos participantes relacionados à necessidade de estender a experiência a outros professores para que possam se aperfeiçoar em sua profissão. É importante destacar que parte do material produzido pelos bolsistas para a realização das oficinas fará parte do acervo do projeto de ensino Laboratório de Ensino de Matemática (LEMA).
Publicado
2017-03-06
Seção
[EXTENSÃO] Resumos nível superior