Projeto de Minicursos: articulação entre teoria e prática na formação docente

Camila Labres Nemos

Resumo


O Projeto de Minicursos: Ensinar e Aprender Matemática vem sendo desenvolvido com o intuito de proporcionar um desenvolvimento teórico-prático para os licenciandos em matemática e, além disso, com o objetivo de atender a demanda de retomada e aprofundamento de conceitos relacionados à matemática, tendo como público os alunos do ensino médio e superior do IFRS - Campus Canoas. A possibilidade dos licenciandos vivenciarem o fazer docente desde o início de sua formação permite uma articulação entre teoria e prática, o que vem ao encontro das diretrizes para os cursos de formação de professores e do próprio projeto do curso. Em 2015, o projeto foi oferecido como uma proposta de extensão, inicialmente beneficiando apenas os alunos do ensino médio da própria instituição, embora estivesse aberto à participação da comunidade externa. Dessa forma, em 2016, o mesmo foi executado como uma proposta de ensino atendendo à demanda interna, incluindo também a alunos dos cursos superiores. Atualmente, ele está sendo oferecido nas duas modalidades: ensino, continuando com os mesmos objetivos da edição anterior, e extensão, visando à integração com as redes públicas de ensino de Canoas. Além disso, promove os processos de ensino e de aprendizagem de forma contextualizada, por proporcionar aos licenciandos uma vivência real da docência, e colaborativa, devido a proposta de satisfazer ambos os lados envolvidos. O projeto na modalidade ensino, para atender às dificuldades dos alunos, desenvolve minicursos que são elaborados e ministrados pelos licenciandos em matemática do campus e orientados por pelo menos um professor da área.  Este ano já foram desenvolvidos sete minicursos, entre eles se encontram o GeomeTic’s (que abrangeu seis tópicos de geometria plana desenvolvidos através de diferentes softwares, dentro do horário de aula e integrando duas disciplinas do terceiro semestre do curso de licenciatura em matemática; “modelo” este de minicurso, que possibilita a articulação entre disciplinas usando as horas de prática como componente curricular), Revisando as Operações Básicas (trabalhou com conceitos de matemática básica para o ensino médio), Revisão de Matemática Básica (pensado como uma estratégia de permanência e êxito, abordou diversos conteúdos do ensino básico com o propósito de auxiliar os estudantes, do nível superior do campus, nas disciplinas que abordam os conceitos de cálculo), entre outros. Além destes, há previsão de realização de mais quatro ainda ao longo do segundo semestre. Ao final de cada minicurso elaboramos avaliações, tanto para os participantes quanto para os ministrantes, que visam relatar o seu desenvolvimento para darmos um retorno aos alunos ministrantes e possibilitar aperfeiçoamento para as próximas edições. Em geral, os relatos de ambas as partes são positivos e trazem consigo sugestões para o aprimoramento das atividades.  Destaca-se ainda, que esse projeto, em busca da indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão, visa desenvolver futuramente, vinculado a ele e ao Projeto de Minicursos Ensinar e Aprender Matemática: parceria IFRS-Escola, uma pesquisa com o qual pretende-se estudar qual o impacto dos minicursos na vida acadêmica dos licenciandos (ministrantes) no que se refere, de forma especial, a constituição da própria identidade docente enquanto professores em formação.

Palavras-chave


Ensino e aprendizagem de matemática; Formação de professores; Articulação Teoria e Prática

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