A formação da Região Metropolitana de Porto Alegre a partir de fotografias aéreas (1971-1973): possibilidades de estudo

  • Douglas Eidt Silva Universidade La salle
Palavras-chave: Região Metropolitana de Porto Alegre, Fotografias Aéreas, Ditadura Civil-Militar

Resumo

Esta comunicação pretende analisar a formação da Região Metropolitana de Porto Alegre/RMPA, cujo planejamento foi concebido a partir do Acordo de Cooperação Técnica entre o Brasil e a República Federal da Alemanha/RFA, no decorrer da década de 1970, a partir da perspectiva da fotografia. Para isso, utiliza como fontes um conjunto fotográfico produzido pelo arquiteto e professor alemão Rainer W. Ernst. Rainer. O expert estrangeiro foi membro da equipe bilateral teuto-brasileira responsável pelo planejamento da região metropolitana e residiu em Porto Alegre entre os anos de 1971 e 1973, tendo sido responsável pelo departamento de desenvolvimento espacial do projeto da RMPA. A partir de uma câmera de seu próprio pertencimento, em associação com o uso de aviões fornecidos pela base aérea militar localizada na cidade de Canoas/RS, Rainer realizou uma série de registros da então incipiente Região Metropolitana de Porto Alegre, enfatizando temas sensíveis ao seu olhar enquanto estrangeiro, como projetos de habitação populares e loteamentos sem regulamentação. A problemática da pesquisa está centrada na discussão de um novo padrão de visualidade gerado pelas fotografias aéreas na década de 1970 para fins de planejamento urbano e seus usos relacionados, como a produção de mapas fotoaerogramétricos e demarcações político-territoriais. Não obstante, serão discutidas as nuances entre promoção técnica e autoritarismo no contexto da Ditadura Civil-Militar brasileira (1964-1985), tendo em vista que o arquiteto alemão foi impedido de permanecer no projeto após a publicação de um artigo na Alemanha e só pode retornar ao Brasil após o ano de 1985. O trabalho pretende agregar contribuições às áreas de estudo que vinculam cidade e fotografia e faz parte de um projeto mais amplo que visa compreender em que medida a circulação de ideias sobre o planejamento urbano no chamado “terceiro mundo” sofreu assentamentos e rupturas quando associada ao projeto autoritário e desenvolvimentista brasileiro.

Referências

KOSSOY, Boris. A imagem fotográfica: sua trama, suas realidades. IN:_______. Realidades e ficções na trama fotográfica. São Paulo: Ateliê Editorial, 2002.

MONTEIRO, Charles. Imagens sedutoras da modernidade urbana: reflexões sobre a construção de um novo padrão de visualidade urbana nas revistas ilustradas na década de 1950. Revista Brasileira de História, São Paulo, v. 27, n. 53, p.160-176, jan. 2007. Semestral.

VIEGAS, Danielle Heberle. O PLANEJAMENTO DA REGIÃO METROPOLITANA DE PORTO ALEGRE A PARTIR DA COOPERAÇÃO TÉCNICA ENTRE O BRASIL E A REPÚBLICA FEDERAL DA ALEMANHA (1963-1978). 2016. 325 f. Tese (Doutorado) - Curso de História, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul/pucrs., Porto Alegre, 2016.

Publicado
2018-02-20
Seção
[Pesquisa] Resumos nível superior