Previsão de demanda

  • Virginia Oder Haack Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul - Campus Canoas
  • Jaqueline Terezinha Martins Corrêa Rodrigues Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul - Campus Canoas
Palavras-chave: Previsão, Demanda, Abastecimento

Resumo

O Trabalho de Conclusão de Curso a ser apresentado será realizado em uma dais maiores indústrias de alimentos do país e ficará restrito ao atendimento do seu maior cliente, a pesquisa limita-se ainda ao atendimento no estado do Rio Grande do Sul. A escolha do cliente foi baseada no volume que ele representa na expedição do Centro de Distribuição que abastece o estado, hoje cerca de 10 a 12% das vendas mensais. Outro fator relevante para escolha dessa rede são as particularidades desse cliente, onde prever a demanda do mesmo é essencial para garantir abastecimento dos produtos dentro das restrições do cliente. Esse trabalho tem por objetivo definir uma forma de prever a demanda desse cliente, possibilitando o abastecimento do centro de distribuição fornecedor de forma adequada as exigências do cliente, para a categoria de Deli do cluster de produtos negociados. Essa categoria envolve itens como frios, fatiados e embutidos que são produtos com um tempo de vida útil curto.  Os objetivos secundários são levantar os dados históricos de vendas da categoria, conhecer as especificidades da mesma, verificar os modelos de abastecimento do Centro de Distribuição, estudar os modelos de previsão de demanda. Os métodos utilizados serão qualitativos, através de entrevistas e quantitativos baseados em previsões estatísticas. A pesquisa será realizada na organização, considerando relatórios a partir do sistema utilizado, através de planilhas eletrônicas e sistemas gerenciais de resultados, possibilitando a avaliação do comportamento histórico das vendas realizadas para o cliente. Serão realizadas entrevistas com a gerência de vendas de alto serviço, com o Executivo Nacional da Conta e coma gerência de produtos regional da segmentação do cliente. Utilizaremos um modelo de entrevista semiestruturada. Após coletar os dados, os mesmos serão analisados e confrontados. Baseado na pesquisa teórica e na análise dos dados coletados dentro da organização e do cliente será proposto um modelo abastecimento do CD a ser seguido, assim como uma sugestão de compras ao cliente para que esteja devidamente abastecido em tempo hábil para suprir sua demanda mensal, sendo ajustado mensalmente de acordo com as sazonalidades e variações mapeadas. 

Publicado
2018-02-20
Seção
[Ensino] Resumos nível superior