Canoas/RS, uma história contada através de Ricardo Schulz, o poeta das cores

  • Amanda Dorneles de Oliveira Universidade La Salle
Palavras-chave: Patrimônio cultural, História de Canoas/RS, Espaços informais de ensino

Resumo

Esta comunicação refere-se a um projeto que busca à promoção de roteiro pedagógico baseado em um espaço não-formal de ensino, a saber, o Museu Hugo Simões Lagranha, localizado na cidade de Canoas/RS. A proposta foi desenvolvida a partir da disciplina de Estágio Supervisionado IV, do curso de Licenciatura em História pela Universidade La Salle. O Museu abrigou, ao longo do ano de 2017, a exposição pictórica Ricardo Schulz: paisagens familiares, pensada com o objetivo de evidenciar a relação de Canoas com o artista que, durante muito tempo, viveu na cidade e estimulou a preservação de seu patrimônio histórico cultural. Através da obra de Ricardo Schulz, sob guarda do Museu municipal, em conjunto com a visitação in-loco dos patrimônios abrangidos em um roteiro a pé, por cerca de 1km, busca-se oferecer uma oportunidade para a problematização de aspectos relacionados à história do município de Canoas, como o uso da localidade como um destino para veraneio entre os séculos XIX e XX, diante das suas referências mais conhecidas, como cidade-dormitório e cidade-industrial. Com esse objetivo, destaca-se a relação da cidade com a Antiga Estação Ferroviária, ponto-chave de seu desenvolvimento territorial. Além da antiga estação de trem, hoje Fundação Cultural de Canoas, retratada na pintura de Schulz, compõem o roteiro pedagógico outras edificações tombadas como patrimônio da cidade, como a Casa dos Rosa, sede do museu, a mansão Vila Mimosa e a Casa Wittrock, habitações localizadas no centro histórico de Canoas. O projeto possui o intuito de destacar a importância do uso de locais não-formais de ensino, não somente para a diversificação do ensino relacionado ao patrimônio e à história local do Município de Canoas, mas para seu amplo uso como recurso de relação ensino/aprendizagem na disciplina de História. Além disso, o estudo é justificado por prezar uma contribuição à disseminação e ao reconhecimento de alguns dos patrimônios históricos locais, tendo em vista que Canoas teve seus primeiros bens tombados apenas no ano 2009.

Biografia do Autor

Amanda Dorneles de Oliveira, Universidade La Salle
Graduanda em História na Universidade La Salle

Referências

ROSA, Alexandre Rafael da- RICARDO SCHULZ: O POETA DAS CORES.- Canoas: Tecnocópias, 2009.

VIEGAS, Danielle Heberle.- Entre o(s) passado(s) e o(s) futuro(s) da cidade : um estudo sobre a urbanização de Canoas/RS (1929-1959) – Porto Alegre, 2011

PESAVENTO, Sandra Jatahy.- HISTÓRIA E HISTÓRIA CULTURAL- Belo Horizonte: Autêntica, 2004.

MARZOLA, Daniela Fialho- História cultural da cidade: homenagem à Sandra JatahyPesavento-POA: Marcavisual/ PROPUR, 2015.

KARAWEJCSZK, Patrimônio Artístico: Caminhos, Memórias e Preservação- Organizado por Nádia Maria Weber Santos e Zilá Bernd , Canoas-RS; UNILASALLE, 2012.

LE GOFF, Jacques - História e Memória- São Paulo: UNICAMP, 2003.

Publicado
2018-02-20
Seção
[Pesquisa] Resumos nível superior