Roda Leitura – incentivando a leitura em alta voz!

  • Natália Maria Poock Delavequia Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul - Campus Canoas
  • Glaucia da Silva Henge Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul - Campus Canoas
Palavras-chave: Leitura, Alta voz, Compartilhar

Resumo

A leitura em voz alta auxilia o sujeito a sentir mais confiante, protagonista do seu dizer. Com vistas a propiciar momentos como esse, o projeto realiza rodas de leitura, encontros agradáveis nos quais todos são convidados a partilharem suas leituras em voz alta. Porém, é sempre Importante salientar que não há nenhuma pressão para que o participante leia seu texto, ele pode estar apenas ouvindo, ou seja, a prioridade é sentir-se bem na roda. As ações do  Roda Leitura acontecem desde 2011, e atua como projeto de extensão desde 2015. A dinâmica que o projeto utiliza vem se consolidando a cada ano, uma vez que outros projetos convidam o Roda para acrescentar/colaborar em suas atividades. O projeto tem como objetivo propiciar a comunidade externa e interna do IFRS - Campus Canoas momentos de leituras com temáticas específicas para cada encontro e estimular a leitura nos meios digitais e físicos. A leitura em alta voz está presente na infância do sujeito, e quando este aprende a ler, a realiza em silêncio, apenas para si, por isso tem-se buscado retornar com essa prática que auxilia na construção social e acadêmica do sujeito. O projeto tem como metodologia a escolha de um tema levando em conta datas comemorativas, sugestões de participantes ou ainda temas de eventos para os quais o projeto é convidado a participar. A partir da escolha do tema, é feita a divulgação em meio digital através da página do Facebook do projeto e site do IFRS – Campus Canoas, e no meio físico com cartazes nos murais do Campus. A equipe do projeto busca divulgar de outros modos, como na terceira edição do Roda em 2017, quando foram espalhados no prédio D do Campus, textos relacionados com a temática do Roda e atrás deles informações sobre data, horário e local em que ocorreria o Roda como forma de divulgação promovendo assim a interação com a leitura desde antes da ação em si. Na data de cada  atividade, sob a coordenação da equipe do projeto, cada participante lê e comenta sua leitura em voz alta em uma roda decorada, acolhedora, com pipoca e chimarrão. A equipe do projeto deixa textos à disposição para quem não tem. Como método de divulgação adicional, a equipe tem buscado entregar marca-páginas no final de cada Roda para o participante ter a lembrança e levar o projeto para fora do Campus. Como  resultados encontrados até o momento tem-se a realização de quatro edições com significativo número de participantes e avaliações muito positivas. Uma dessas edições foi na VII Feira do Livro do bairro Igara, bairro onde se localiza o Campus. Como resultado ainda está presente a elaboração de um questionário na plataforma google forms para avaliação do projeto e o estabelecimento de novas parcerias para futuras edições. Considera-se importante ter esses espaços para aprimorar a leitura em alta voz  fora das salas de aula, sem a pressão de estar sendo avaliado e priorizando o prazer de ouvir e ser ouvido lendo.

Referências

CHARTIER, Roger. A aventura do livro: do leitor ao navegador, conversações com Jean Lebrun. tradução: Reginaldo Carmello Correa de Moraes. São Paulo: Imprensa Oficial do Estado de São Paulo: Editora UNESP, 1998.

COMPAGNON, Antoine. Literatura para quê? tradução: Laura Taddei Brandini. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2009.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 2011.

MASINA, Léa (org.). Guia de Leitura: 100 autores que você precisa ler. Porto Alegre: L&PM, 2007.

MOISÉS, Carlos Felipe. Poesia não é difícil: introdução à análise de textos poéticos. Porto Alegre: Artes e Ofícios, 1996.

Publicado
2018-02-20
Seção
[EXTENSÃO] Resumos nível médio