Projeto administrando empresas

  • Luiza Visentini Veiga Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul - Câmpus Canoas
  • Luzia Kasper Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul - Câmpus Canoas
  • Lisiane Palma Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul - Câmpus Canoas
  • João Valença Dezordi Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul - Câmpus Canoas
  • Bernardo de Freitas Zamperetti Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul - Câmpus Canoas
  • Jaciara Morais de Melo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul - Câmpus Canoas
  • Patricia Rodrigues Da Rosa Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul - Câmpus Canoas

Resumo

O Brasil, como país em crescimento econômico e melhoria no padrão de vida, se depara com a necessidade da implementação de educação financeira nas escolas. Esta é necessária para dar aos adolescentes noções básicas de utilização e gerenciamento de dinheiro. Ao encontro desta necessidade, surgem métodos de ensino e aprendizagem por meio da computação e internet. De acordo com a necessidade da implementação de educação financeira e com tais novos métodos de aprendizagem, O Projeto Administrando Empresas define-se como uma simulação de uma rede de empresas. Nesta cada aluno do Integrado administrará e gerenciará sua própria empresa, convivendo com fatores reais, tais como: relação entre dono da empresa e funcionários; satisfação do cliente; utilização da renda obtida; convivência com empresas concorrentes. O sistema contará com a atualização e acompanhamento das mudanças diárias da bolsa de valores, fazendo com que o empresário procure atualizar-se sobre os valores que obtiveram aumento ou diminuição de preço. O projeto terá atmosfera de um jogo, associado à uma página web, sendo assim online. O projeto tem como proposta dar oportunidades para o estabelecimento de uma melhor noção e conhecimento financeiro aos alunos do Integrado de forma competitiva, utilizando para a compreensão de tal conhecimento, outras disciplinas tais como a área de cálculo. O projeto visa com que os alunos criem sua própria administração, lidando com fatores reais de uma empresa para que se estabeleça uma maior consciência financeira dos alunos, visando que o Campus Canoas possui Administração como uma das áreas técnicas disponíveis aos Integrados, possuindo poucas atividades e projetos relacionados a área. A educação financeira acontece principalmente com os problemas que os jovens empreendedores irão passar no decorrer do jogo. Tais como o provimento de mão de obra, manter uma boa relação com fornecedores, mantendo os clientes satisfeitos, e vender produtos e serviços com qualidade, que suprem uma demanda previamente identificada no mercado atual. A interação com as oscilações econômicas reais permitem a inserção dos jogadores no mercado de ações e a familiarização com o atual momento financeiro do país. A importância de uma boa estratégia financeira se evidenciará com a evolução da empresa virtual. Bons empreendedores terão uma possibilidade maior de sucesso e serão recompensados por isso, gerando a criação de exemplos a todos os participantes, que apreenderão com seus próprios erros e acertos no ambiente virtual. A internet, conforme MORAN evidencia, abre possibilidades de transcender o conhecimento para além da sala de aula.” A educação presencial pode modificar-se significativamente com as redes eletrônicas. As paredes das escolas e das universidades se abrem, as pessoas se intercomunicam, trocam informações, dados, pesquisas. A educação continuada é otimizada pela possibilidade de integração de várias mídias, acessando-as tanto em tempo real como assincronicamente, isto é, no horário favorável a cada indivíduo, e também pela facilidade de pôr em contato educadores e educandos.” (MORAN, 1997).

 

Palavras-chave: educação financeira; administração; consciência financeira.
Publicado
2014-07-14
Seção
[Pesquisa] Resumos nível médio