Desenvolvimento de um kit didático para ensino de raciocínio lógico

Henrique Werner Delazeri, Pedro Henrique Soares Rodrigues, Augusto Zanella Bardini, Patricia Nugueira Hübler, Silvia de Castro Bertagnolli, Ígor Lorenzato Almeida

Resumo


Com o crescimento da demanda para suprir a oferta de vagas que possuem como requisito um alto nível de raciocínio lógico, além do crescimento constante da utilização de dispositivos móveis por jovens, foi pensada uma maneira de introduzir esses jovens a respeito dos conceitos sobre lógica. Para atingir tal objetivo está sendo desenvolvido um aplicativo que se comunica a dois kits robóticos, baseados na plataforma Arduino. O aplicativo denominado AMPARO: Ambiente de Programação em Android para Robôs consiste em um jogo de preenchimento de lacunas com dificuldade progressiva, no qual o usuário deve resolver diversos problemas ligados à lógica de programação. Para o desenvolvimento do AMPARO estão sendo utilizadas as linguagens HTML, CSS e JavaScript, transformadas em aplicativo para dispositivos móveis com ajuda do framework Cordova. O primeiro kit robótico utilizado é um carrinho com diversos sensores embutidos, como: sensores de temperatura, intensidade do som e giroscópio. Esses sensores, integrados ao aplicativo, demonstram a resolução de problemas de forma concreta. Um dos exemplos é o cálculo de conversão de unidades de temperatura, demonstrado com maior fidelidade para o usuário, recebendo uma resposta real para o código apresentado no aplicativo. Para este kit robótico está sendo utilizado o mBot Ranger, que possui como base uma placa Arduino Mega 2560 adaptada pela fabricante do kit. O segundo kit é formado por um braço robótico para demonstração de conceitos como repetição de comandos para movimentação de um objeto de um ponto para outro. Para o desenvolvimento deste kit os componentes utilizados são uma placa Arduino Uno para controle de quatro servo motores TowerPro SG90g, sendo um deles colocado na base do braço para movimentação horizontal, dois deles colocados próximos à base para controle da movimentação vertical e um colocado próximo da garra para controle de abertura e fechamento. Ambos os kits robóticos se comunicam com o aplicativo AMPARO por meio de conexões Bluetooth e comandos pré-estabelecidos no código dos kits. Atualmente, os kits e o aplicativo se encontram em fase de implementação intermediária, tendo sido cada uma das partes testadas individualmente, restando, apenas, realizar a integração entre as partes e a finalização dos desafios do aplicativo. Ao final do projeto espera-se que o conjunto entre os dois kits e o aplicativo auxiliem jovens em busca de um maior raciocínio lógico, integrando-os em diversas atividades no mundo do trabalho.


Palavras-chave


Arduino; Robótica; Educação; Programação; Kit didático

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