POEMA: construindo juntos práticas pedagógicas

  • Franciele da Rocha Krein Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul - Campus Canoas
  • Simone Maffini Cerezer Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul - Campus Canoas
Palavras-chave: Formação continuada, Ensino e aprendizagem de matemática, Município de Canoas/RS

Resumo

O Projeto de Oficinas de Ensino de Matemática (POEMA) promovido pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul – Campus Canoas, nesta 3ª edição, tem como propósito desenvolver uma prática de formação continuada e de troca de experiências entre professores de Matemática da rede municipal de Canoas, docentes do IFRS – Campus Canoas e licenciandos do curso de Matemática do IFRS – Campus Canoas, a fim de contribuir para melhorar a qualidade do ensino da Matemática na Educação Básica. As oficinas de ensino de Matemática são planejadas pelos docentes do IFRS – Campus Canoas e pela bolsista do POEMA, com atividades que proporcionam melhor compreensão dos conceitos matemáticos e auxiliam a aprendizagem dos alunos, como a utilização de materiais manipuláveis, resolução de problemas, modelagem matemática, jogos de tabuleiro e das tecnologias da informação e comunicação. Nesse sentido, o projeto visa dar subsídio aos professores de Matemática da rede pública do município de Canoas e aos discentes do curso de Licenciatura em Matemática do IFRS – Campus Canoas para o uso de diferentes práticas associadas ao ensino e a aprendizagem da Matemática. As oficinas também proporcionam aos participantes um espaço para troca de ideias e experiências. A troca de experiência tem como base a concepção de que os saberes não são construídos exclusivamente na academia, mas também na prática cotidiana dos professores. A oportunidade de compartilhar, aprender e repensar sobre suas práticas, além de explorar materiais concretos que auxiliam na visualização e entendimento para resolução de problemas, foram os aspectos positivos descritos pelos participantes do POEMA, em média dez (10) em cada oficina. Espera-se, dessa forma, que este intercâmbio entre docentes e discentes, as diferentes práticas e a (auto)capacitação oportunize melhoras na prática docente dos envolvidos e colabore para alterar a situação desfavorável que caracteriza o ensino de Matemática no Brasil.
Publicado
2018-02-20
Seção
[EXTENSÃO] Resumos nível superior