Aprendendo matemática financeira pelo jogo “Mega Investidor”

  • Anael Chaves Ibarra Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul - Campus Canoas
  • Everson Oliveira Silva Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul - Campus Canoas
  • Ereni Matos Meneghetti Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul - Campus Canoas
  • Mariana Lima Duro Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul - Campus Canoas
Palavras-chave: Aprendizagem de matemática

Resumo

A seguinte proposta trata a respeito da exposição de um jogo elaborado na disciplina de Metodologias para o Ensino de Matemática, do segundo semestre do curso de Licenciatura em Matemática do IFRS-Campus Canoas, com o objetivo de possibilitar a aprendizagem de matemática financeira e do raciocínio lógico através do lúdico, na escola básica. O jogo “Mega Investidor” consiste em um jogo de tabuleiro para ser praticado em duplas. As “casas” do tabuleiro podem sugerir benefícios ou malefícios aos jogadores, que também podem ser chamados de investidores. A partir do lançamento de um dado, os jogadores devem começar a locomover-se no tabuleiro, sabendo que cada casa pode aumentar ou diminuir o capital de R$ 100.000,00, que eles possuem inicialmente. Vale destacar também que, ao parar em algumas casas, o jogador pode comprar um imóvel ou outro bem e que este custará um certo valor e isso poderá fazer com o que progrida no jogo, dependendo do item que for comprado. Também existe a possibilidade de ganhar ou perder dinheiro com investimento no banco de investimentos. O fim do jogo não necessariamente se dará quando o primeiro jogador chegar ao final do tabuleiro, pois, se um dos jogadores chegar ao final, ele terá a opção de voltar ao início, no intuito de obter mais lucros. Os principais objetivos do jogo estão baseados em duas idéias iniciais: a aprendizagem da matemática financeira e o desenvolvimento de estratégias para obtenção de lucros, a partir das possibilidades dadas pelo jogo.Espera-se que, ao jogar, o estudante consiga aprender a fazer uso da própria matemática financeira e de estratégias de obtenção de lucros e controle da sua vida financeira, de modo que irá compreender as consequências de suas ações em sua vida. E para finalizar, acreditamos que essa atividade possibilite ao jogador entender o significado de aplicação de capital e capital de giro, assim como as suas utilizações, a partir de questionamentos propostos pelo professor facilitador da atividade. Além disso, buscamos mostrar a possibilidade de fabricação de jogo, com materiais de custo acessível, para uso em sala de aula, pelo professor.

Publicado
2018-02-20
Seção
[Ensino] Trabalhos expostos