Os Cursos de Administração das Instituições de Ensino Federais Brasileiras e a Sustentabilidade

Viviane Santos do Nascimento Franzen, Lisiane Celia Palma

Resumo


A sustentabilidade tem imposto desafios às organizações. Tem exigido, cada vez mais, que estas considerem, em suas estratégias, questões que vão além do foco estritamente econômico. Neste processo, a educação, as Instituições de Ensino (IEs) e as escolas de Administração, em especial, têm um papel fundamental, pois são responsáveis por preparar os futuros gestores para lidar com a sustentabilidade. Sendo assim, este trabalho teve início em 2016, dentro de um projeto de pesquisa cujo objetivo principal é analisar como a questão da sustentabilidade tem sido abordada no ensino de administração. Em 2016, iniciou-se a pesquisa junto às instituições de ensino (IEs) federais brasileiras, buscando nos PPCs (Projetos Pedagógicos de Cursos) de administração, dados relacionados a temas como gestão ambiental, responsabilidade social e outros ligados à sustentabilidade. Contudo, teve-se acesso aos documentos de apenas 40% das IEs encontradas. Na continuidade do projeto, em 2017, foi realizado contato via telefone com as IEs para ter acesso aos documentos necessários para a pesquisa e ampliar a base de dados, bem como foi feita uma nova busca nos websites das instituições. O resultado obtido foi bem sucedido, pois foram encontrados mais 74 PPCs ou matrizes curriculares, além dos 53 encontrados em 2016, totalizando 127 PPCs ou matrizes curriculares (que representam 88% da população). Como resultados da pesquisa realizada nestes 127 cursos encontrados, 59 oferecem disciplinas obrigatórias que abordam temas relacionados à sustentabilidade, 25 apenas disciplinas optativas, 27 disponibilizam tanto disciplinas obrigatórias quanto optativas e 16 não possuem disciplinas que abordam o tema sustentabilidade. Para complementar o levantamento quantitativo, está sendo realizado um estudo qualitativo nos PPCs encontrados dos cursos com Conceito Preliminar de Curso (CPC) 4 e 5. São 38 cursos com CPC 4 e 6 com CPC 5. Os resultados deste estudo demonstram que houve um avanço na inserção do tema sustentabilidade nos cursos de Administração das IEs federais brasileiras, sendo o assunto trabalhado na maioria dos cursos. Contudo, a sustentabilidade ainda não parece ser um tema central nestes cursos, sendo tratada, em geral, de modo isolado em algumas disciplinas.

 

 


Palavras-chave


Sustentabilidade; Educação; Administração

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