LogiC: ensinando lógica de programação com Scratch

  • Luis Eduardo Simioni Centeleghe Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul - Campus Canoas
  • Mateus Colares de Souza Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul - Campus Canoas
  • Patrícia Nogueira Hübler Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul - Campus Canoas
  • Ígor Lorenzato Almeida Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul - Campus Canoas
Palavras-chave: Lógica de programação, Scratch

Resumo

O projeto de extensão "LogiC: O ensinar e o aprender de lógica de programação e sua implementação em linguagem C", do IFRS Campus Canoas, tem como principal objetivo a inserção de jovens  na área de informática. Como no ano anterior, ele continua dividido em duas partes: uma incentiva a participação em competições relacionadas à informática, como a Olimpíada Brasileira de Informática (OBI), para que alunos da área aprofundem seus conhecimentos; e a outra oferece aulas de lógica de programação para alunos da Escola Municipal de Ensino Fundamental Guajuviras. Em relação a esta última parte, neste ano foram abertas 20 vagas para os alunos terem aulas ministradas e planejadas pelos bolsistas. Serão 12 aulas, que ocorrerão uma vez por semana, pela manhã, com duração de 2 horas.  Em comparação a 2016, o curso foi remodelado para ser executado em um período menor, visando diminuir a evasão, pois pouco menos de 26% dos alunos concluíram o curso. Outra mudança realizada foi quanto à linguagem a ser trabalhada nesse curso: nas edições anteriores foi utilizada a linguagem de programação C, a qual não é muito atrativa para iniciantes por conta de sua complexidade e sua sintaxe em Inglês. Neste ano, será utilizada a ferramenta online Scratch, que aborda programação de uma maneira lúdica e fácil, com personagens e interface gráfica, possibilitando explorar ferramentas essenciais em programação, podendo chegar a níveis complexos. As aulas serão expositivas, com apresentação de slides e, simultaneamente, os alunos irão seguir os passos fornecidos pelo professor, com a utilização de computadores do campus. Um segundo momento da aula será reservado para resolução de exercícios. Os alunos também terão a possibilidade de transportar e adaptar o programa feito no Scratch para funcionar como um aplicativo Android, pois acreditamos que nem todos os alunos têm um computador disponível em casa, enquanto a grande maioria possui um celular com o sistema Android. Assim cremos ser mais atrativo ter o programa executado no celular ao invés do computador. Esperamos, com este projeto, que os estudantes tenham uma noção de como funciona a área  de tecnologia da informação, além de tudo, escolham seguir no rumo da informática, para abastecer o mercado carente de profissionais qualificados.
Publicado
2018-02-20
Seção
[EXTENSÃO] Resumos nível médio