Jogos no ensino de cálculo diferencial

Samuel Andrade, Mariana Lima Duro

Resumo


A não aprendizagem de Cálculo Diferencial é uma das grandes dificuldades encontradas pelos professores de cursos de matemática em diferentes instituições de Ensino Superior.  prova disto é que as disciplinas de Cálculo Diferencial, em especial as que introduzem as noções de limites e variações de funções, são tidas como “cadeiras de corte”. Tendo em vista buscar maneiras de auxiliar os alunos a compreender melhor esses conteúdos, pode-se buscar aplicações onde os alunos utilizem o Cálculo Diferencial em momentos de lazer para que, possam aprender brincando. Isso permite que eles relacionem, mesmo que inconscientemente, o Cálculo Diferencial com uma situação prazerosa. Este trabalho traz consigo a proposta de levar os alunos a utilizar o Cálculo Diferencial em jogos eletrônicos que requeiram distribuição de pontos, como MMORPG (Massive Multiplayer Online Role Playing Game) e jogos de corrida. Muitos jogos eletrônicos disponibilizam as fórmulas e algoritmos utilizados para realizar o cálculo, por exemplo, dos danos causados, das defesas, da velocidade, dentre várias outras características que presentes nos personagens . As vantagens de utilizar os jogos eletrônicos são diversas, tendo em vista a necessidade de o aluno pensar sobre o problema a ser resolvido. Por exemplo, no MMORPG ele pode pensar “será que é melhor eu investir a maioria dos meus pontos em mais vida ou em uma defesa melhor?”. Pensar estes problemas, pode parecer, sob um olhar raso, uma perda de tempo, mas é um exercício para problemas diários. O aluno poderá buscar as builds (distribuições de pontos) mais utilizadas (o que remete a estatística), e construir uma build mais otimizada contra ela, trazendo consigo a noção de modelagem matemática para os problemas e a necessidade de utilização de Cálculo Diferencial nessa otimização. A resolução (e criação) de problemas como esses tem relação direta com o cotidiano de muitos cargos de emprego que o aluno pode vir a ocupar. Por exemplo, esse problema supracitado pode ser readaptado para o marketing, onde é preciso buscar o que é necessário para que o negócio o qual estamos promovendo se destaque e precisamos buscar a melhor forma de investir o capital disponível. Por falta de campo empírico, o presente trabalho ainda não pôde ser aplicado para obtenção de resultados práticos, mantendo-se apenas no campo teórico, aplicação esta que permitirá expandir mais o atual trabalho.

Palavras-chave


Cálculo Diferencial; Ensino; Jogos eletrônicos

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


ENPEX - Salão de Ensino, Pesquisa e Extensão do IFRS Campus Canoas - ISSN 2359-3202

IFRS campus Canoas - Rua Dra. Maria Zélia Carneiro de Figueiredo, 870-A | Bairro Igara III | Canoas/RS.

Conheça nossos cursos técnicos e graduação: http://ifrs.edu.br/canoas | E-mail: enpex@canoas.ifrs.edu.br