Projeto: o esporte para além da competição

  • Vitória Machado Quintana Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul - Campus Canoas
  • Marlon André da Silva Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul - Campus Canoas
Palavras-chave: Jogo, Esporte, Socialização.

Resumo

A presença do esporte na sociedade moderna é uma história repleta de tensões. Da mesma forma, sua presença na escola e sua predominância sobre outros conteúdos no interior da Educação Física, também é resultado de planos e intentos, dada sua adequação ao projeto de formação de homens aptos à disputa, numa sociedade em que a alegria e a felicidade não estão disponíveis para todos. Tendo esses pressupostos teóricos e ético-políticos, como ponto de partida, desenvolvemos o projeto denominado “O Esporte para além da competição”, prevendo organizar eventos esportivos no interior do Campus Canoas. O referido projeto procura, como objetivo geral, oportunizar à comunidade interna e externa do Campus Canoas do IFRS momentos de socialização, de atividade física, de lazer, de integração e de prazer, através da prática esportiva, priorizando, nesta, as características lúdicas originais do brincar e do jogar. Procura ainda, como objetivos específicos, possibilitar a todos os participantes a reflexão, a compreensão e a vivência dos diferentes sentidos e significados atribuídos à prática esportiva no tempo livre. Dessa forma, organizamos o evento “Brincando de Jogar”, que aconteceu em 19/08/2017, durante toda a manhã, no pátio do Campus Canoas. A organização do evento aconteceu de forma sistemática e participativa – através de reuniões semanais – entre o professor orientador, a aluna bolsista e os outros alunos voluntários do projeto. Na construção do regulamento, é possível ressaltar como ponto significativo o fato de não se adotar árbitros para nenhuma modalidade oferecida. De certa forma, a adoção desse critério contribuiu para que os participantes, em sua maioria, entendessem que para além da vitória, o mais importante era o jogo “ter graça” para todos. Em síntese, que naquele momento, a socialização e a alegria de jogar deveriam ser as primeiras vencedoras. Relatos dos participantes do evento, como por exemplo: “ficou um gostinho de quero mais” (aluna); “quando terá outro?” (aluno); “muito bom o evento” (pai); “fazia tempo que não brincava assim” (professor); aponta, em nosso entendimento, que os objetivos do referido projeto foram alcançados.

Publicado
2018-02-20
Seção
[EXTENSÃO] Resumos nível médio