Programa Mel: oficina de leitura e teatro e os meios digitais

  • Jade Gabrielle Cruz Nogueira Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul - Câmpus Canoas
  • Juliane Schröeder Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul - Câmpus Canoas

Resumo

O programa Múltiplos Espaços de Leitura é o resultado da união de dois projetos já existentes no IFRS - Câmpus Canoas: Literatura na Mão e Redes Digitais de Leitura. O principal objetivo do programa é incentivar a leitura em suas mais diversas formas. Nesta comunicação oral iremos apresentar duas ações do Programa Mel: a Oficina de Leitura e Teatro e os meios digitais utilizados para despertar o gosto pela leitura em seu público-alvo. Na Oficina de Leitura e Teatro, trabalha-se o jogo teatral, a representação dos textos e a leitura de textos dramáticos e narrativos, por meio de atividades de expressão corporal e vocal, exercícios de desinibição e memorização, a partir dos quais são selecionados os recursos mais adequados (livros, filmes, músicas, etc.) para melhor aproveitamento das aulas e melhor entendimento do grupo. Os encontros visam à interação com o mundo da leitura, expandindo-a aos alunos do IFRS- Câmpus Canoas, a fim de que estes possam vê-la como um meio de diversão e não apenas como obrigação, para incentivar cada vez mais aqueles que já leem e para criar novos leitores. Durante os encontros, observou-se que cada vez mais alunos do câmpus se interessam em participar dos mesmos. Quanto às atividades em meio digital, o programa conta com um blog e uma página no Facebook. No blog do Programa Mel, são postados textos com sugestões de leitura, relatos das outras atividades do programa, dentre outros, sempre visando o incentivo à leitura. Contudo, em outras experiências com o Projeto Redes Digitais de Leitura, desenvolvido em 2012, observou-se que o blog não se conseguia atingir todo o público almejado. Surgiu a questão: Como fazer com que os alunos e servidores do IFRS - Câmpus Canoas tenham um maior interesse pela leitura e tenham vontade de acessar o blog. Por isso, hoje há a página no Facebook integrada com o blog, ou seja, todas as postagens do mesmo vão diretamente para a página. Com isso, pode-se observar que os acessos ao blog cresceram de forma significativa, pois hoje em dia um grande número de usuários das Tecnologias da Informação e Comunicação tem um perfil nessa rede social, o que torna o blog mais amplamente divulgado. Espera-se que, até o final do ano de 2013, o Programa Mel tenha conseguido incentivar a leitura na comunidade do câmpus, e que o público-alvo do programa veja a leitura não apenas como obrigação, mas como algo divertido, seja navegando na internet ou, até mesmo, atuando cenicamente.

Palavras-chave: leitura; tic; teatro.

Publicado
2014-07-14
Seção
[Pesquisa] Resumos nível médio