Elaboração de um manual de biossegurança aplicado à laboratórios de ensino e pesquisa

Bárbara de Cássia Alexandre Baierle, Dyowanne Hiulei Schmitt, Karin Tallini

Resumo


O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul – Campus Porto Alegre (IFRS – Campus Porto Alegre) possui laboratórios de ensino e de pesquisa que são ambientes destinados à realização de aulas práticas de cursos técnicos e de graduação, bem como ao desenvolvimento de projetos de ensino, pesquisa e extensão. A biossegurança é uma condição de segurança alcançada por um conjunto de estudos e ações destinadas a prevenir, controlar, reduzir ou eliminar riscos provocados pelo uso de agentes químicos, agentes físicos e agentes biológicos às atividades que possam comprometer os usuários do laboratório, a comunidade e o meio ambiente. Os laboratórios do IFRS – Campus Porto Alegre utilizam agentes biológicos pertencentes à classe de risco 1 (risco individual e coletivo limitados) e 2 (risco individual moderado e coletivo limitado), sendo classificados como nível de biossegurança 1 (NB-1) e 2 (NB-2). Para o uso dos laboratórios, é necessário seguir normas específicas, ou seja, utilizar os equipamentos de proteção individual (EPI) e coletiva (EPC) adequados, empregar as boas práticas de laboratório (BPL), ter consciência dos riscos presentes nos laboratórios, etc. Para isso, é de extrema importância que cada laboratório forneça um guia geral de regras básicas para garantir a segurança das pessoas que o frequentam, a qualidade do trabalho exercido e a preservação do meio ambiente. O objetivo deste trabalho foi a elaboração de manuais de biossegurança em conformidade com as “Diretrizes Gerais para o Trabalho em Contenção com Agentes Biológicos” do Ministério da Saúde, 2010 para os laboratórios de Histologia, Microscopia, Bioquímica e Biologia Molecular do IFRS – Campus Porto Alegre. A metodologia do trabalho seguiu quatro etapas. Na primeira etapa, foi realizada uma pesquisa bibliográfica e um estudo sobre diretrizes e normas que se aplicam a laboratórios da área de saúde e à biotecnologia para a decisão do conteúdo e das boas práticas que seriam descritas no manual específico de cada laboratório. Na segunda etapa, foi feita a descrição dos processos de trabalho, onde foram verificadas todas as áreas envolvidas com os processos de trabalho. Na terceira etapa foram elaborados os manuais de biossegurança. Cada manual contém uma breve introdução sobre o laboratório, os tipos de riscos existentes, as BPLs, informações sobre EPI e EPC, manuseio de proutos químicos e procedimentos em casos de emergência. Na quarta etapa, os manuais foram disponibilizados para os seus respectivos laboratórios e a partir disso, estão sendo aplicados nas aulas práticas para os cursos que ingressaram no presente semestre. Como resultados, foi possível elaborar e aplicar os manuais de biossegurança em conformidade com as normas e de acordo com a especificidade de cada laboratório.


Palavras-chave


Laboratório; Manual; Biossegurança

Referências


MINISTÉRIO DA SAÚDE. CLASSIFICAÇÃO DOS RISCOS DE AGENTES BIOLÓGICOS Brasília, DF: 2ª edição, 2010.

MINISTÉRIO DA SAÚDE. DIRETRIZES GERAIS PARA O TRABALHO EM CONTENÇÃO COM AGENTES BIOLÓGICOS. Brasília, DF: 3ª edição, 2010.

FERNANDES, A.; SILVA, M. & OLIVEIRA, S. GESTÃO DA SAÚDE, BIOSSEGURANÇA E NUTRIÇÃO DO TRABALHADOR

BRUNO, A.N. BIOTECNOLOGIA I: PRINCÍPIOS E MÉTODOS Editora Artmed. Porto Alegre, 2014.

DAVID, L.C. et al. MANUAL DE BIOSSEGURANÇA. Disponível em: http://www.ims.ufba.br/wp-content/uploads/downloads/2012/09/Livro-biosseguranca-IMS1.pdf Acesso em: 30/04/2016.

DE ARAÚJO, N. M. C. Capítulo 4: Técnicas de Gestão de Riscos. In: MATTOS, U.; MÁSCULO, F. HIGIENE E SEGURANÇA DO TRABALHO. Rio de Janeiro: Elsevier/Abepro, 2011.

ROSA, F. ET AL. BIOSSEGURANÇA PARA LABRATÓRIOS DE ENSINO E PESQUISA. Universidade Federal da Bahia. Projeto Permanecer, 2012.

FERNANDES, A, M, O; DA SILVA, M, C; DE OLIVEIRA, S, D. GESTÃO DE SAÚDE. BIOSSEGURANÇA E NUTRIÇÃO DO TRABALHADOR. Goiânia: AB, 2006.

SESI. MANUAL DE SEGURANÇA E SAÚDE NO TRABALHO São Paulo: SESI, 2003. 244 p


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


ENPEX - Salão de Ensino, Pesquisa e Extensão do IFRS Campus Canoas - ISSN 2359-3202

IFRS campus Canoas - Rua Dra. Maria Zélia Carneiro de Figueiredo, 870-A | Bairro Igara III | Canoas/RS.

Conheça nossos cursos técnicos e graduação: http://ifrs.edu.br/canoas | E-mail: enpex@canoas.ifrs.edu.br