Metamorfose - promovendo ações de integração a partir da educação ambiental

Júlia Nogueira Treib, Cristiane Silva da Silva, Daniela Rodrigues da Silva, Lisiane Celia Palma

Resumo


Atualmente, notam-se os impactos negativos que o homem vem causando na natureza, sendo crescente a preocupação mundial no que se diz respeito a preservação do meio ambiente. Diante disso, a lei nº 9.795, de 1999, obriga que a educação ambiental seja inserida nos currículos de todos os cursos e níveis de ensino. Assim, gradativamente, poderão ocorrer mudanças na sociedade buscando minimizar estes impactos negativos. Neste cenário que nasce o projeto Metamorfose com o objetivo de promover ações de integração a partir da educação ambiental nos currículos dos cursos do IFRS campus Canoas. Uma de suas principais ações propostas, desde o início do projeto, em 2011, é a Semana do Meio Ambiente (SMA), que envolve toda a comunidade escolar do IFRS com oficinas e palestras que são desenvolvidas por estudantes e professores de diferentes áreas do IFRS, bem como por convidados externos. A SMA deste ano, que já se encontra na sétima edição, foi avaliada, por meio de questionário, para identificar qual foi o envolvimento e a pertinência dos assuntos abordados na visão dos discentes e docentes. Neste ano, também foram definidos 3 grupos de estudantes voluntários, que estão trabalhando com diferentes enfoques: alimentação, composteira e horta. Sendo assim, cada grupo planejou suas ações, a serem desenvolvidas durante o ano, bem como uma atividade para a VII SMA.  Inicialmente, o projeto possuía enfoque na Extensão, tendo ações voltadas para o envolvimento da comunidade externa, contudo, a partir de 2017, tornou-se um projeto de Ensino, pois foi percebida a necessidade de um maior foco no âmbito do campus, inclusive para atender a legislação, buscando promover uma reflexão da comunidade interna sobre o tema. Além das atividades já citadas, está sendo feita uma pesquisa nos projetos pedagógicos de todos os cursos do campus Canoas com o objetivo de analisar como a temática vem sendo abordada nos mesmos, e, com isso, identificar como o projeto poderá auxiliá-los. Como resultado geral, encontrou-se que alguns dos PPCs apresentam a temática, contudo, não abordam o tema de forma transversal e integrada. Os resultados do estudo poderão auxiliar na definição das próximas atividades do projeto no sentido de promover ações de integração a partir da educação ambiental nos currículos dos cursos do IFRS campus Canoas.


Palavras-chave


Educação ambiental; Integração; Meio ambiente

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