Escrita de roteiro, literatura e novas mídias: técnicas para reler os clássicos Machadianos no século XXI

  • Gabriela Couto Glen Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul - Campus Canoas
  • Sheila Katiane Staudt Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul - Campus Canoas
  • Fabiana Cardoso Fidelis Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul - Campus Canoas
Palavras-chave: Escrita, Leitura, Machado de Assis, Dramatização

Resumo

O projeto de ensino Releituras Machadianas consiste em dar um novo olhar aos contos escritos pelo grande expoente da literatura brasileira Machado de Assis. Na disciplina de Língua Portuguesa e Literatura II, as obras machadianas são estudadas pelos alunos dos segundos anos dos cursos técnicos do IFRS Canoas. Com vistas a ampliar esse conhecimento e transmitir o gosto pela leitura foi criado o projeto, que se dá a partir dos “Encontros com Machado”. Além disso, o baixo interesse dos alunos do Ensino Médio nos dias de hoje em ler os contos machadianos se dá, em grande parte, pela dificuldade com a linguagem literária de dois séculos atrás, a qual está em dissonância com o seu próprio tempo. Isso acarreta uma impressão de tédio e/ou distanciamento para realizar uma boa leitura das obras do escritor. A cada leitura é possível de se ter uma diferente interpretação. A fim de motivar a leitura das obras de Machado de Assis e fazer com que os alunos tenham maior prazer em adquirir conhecimento pelos contos do autor, surgiu o projeto Releituras Machadianas, em 2016. A partir dele vem sendo mostrado que é possível ler seus contos no século XXI, ainda que a linguagem do século XIX seja mais rebuscada e incomum na atualidade, trazendo-os para a leitura jovem. Além da leitura dessas obras, que na maioria das vezes é a dramática, se visa também a elaboração e/ou estudo de curtas-metragens, poemas, histórias em quadrinhos e assemelhados No princípio, os alunos da instituição foram convidados a participarem das oficinas de leitura “Encontros com Machado”, momentos semanais de leitura e debate sobre os textos, com foco naqueles que estão nas turmas de segundo ano dos técnicos integrados. É de grande percepção os resultados que esses “Encontros” com o bruxo do Cosme Velho proporcionam. Nota-se o aumento na motivação das leituras e o gosto pelas obras machadianas a partir dos contos lidos, contribuindo para a bagagem de conhecimento levado para a sala de aula.

Biografia do Autor

Sheila Katiane Staudt, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul - Campus Canoas
Orientadora
Fabiana Cardoso Fidelis, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul - Campus Canoas
Coorientadora
Publicado
2018-02-20
Seção
[Ensino] Resumos nível médio