O ensino da lógica matemática usando Android e Arduino

  • Arthur Oliveira de Rosso Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul - Campus Canoas
  • Silvia de Castro Bertagnolli Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul - Campus Porto Alegre
  • Patricia Nogueira Hubler Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul - Campus Canoas
  • Eduardo Meliga Pompermayer Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul - Campus Canoas
Palavras-chave: Arduino, Android, Ensino de lógica matemática

Resumo

O ensino de lógica matemática é essencial para alunos de diversas áreas do conhecimento, em especial para os dos cursos da área de informática, eletrônica e matemática. O ensino de lógica utiliza-se dos conceitos relacionados com a Álgebra de Boole, a qual se fundamenta no uso de três operadores "e", "ou" e "não" básicos, e as variáveis booleanas podem assumir apenas os valores verdadeiro ou falso. Percebe-se que o número de valores e estados que uma variável pode assumir é muito restrito, logo é possível descrever as funções booleanas utilizando-se de uma tabela especial, conhecida como tabela verdade. Esse tipo de tabela possibilita listar todas as combinações de valores que as variáveis de entrada podem assumir, assim como os valores de saída da função. O maior problema encontrado com o ensino de lógica matemática é que o alunos acabam ficando perdidos quando várias variáveis fazem parte de uma função. Assim, visando minimizar esse problema, foi elaborado um objeto de aprendizagem, que utiliza um aplicativo desenvolvido para a plataforma Android e que irá resolver sentenças lógicas usando a linguagem de programação Java. Após, o resultado final produzido pelo algoritmo desenvolvido é transmitido via bluetooth para uma matriz de LEDs (Light Emitting Diode). Essa matriz de LEDs é controlada usando a plataforma Arduino e um módulo Bluetooth, responsável por receber os dados enviados pelo aplicativo. O aluno define no aplicativo o número de variáveis que terá a sua função, sendo que até o momento o aplicativo permite no máximo três variáveis. Após, o aluno informa os operadores que fazem parte da função, em sequência o aluno atribui um valor (V para verdadeiro, ou F para falso) a cada variável, bem como o valor que acredita ser o resultante da função. Assim, será possível que aluno verifique quais seus erros e onde eles ocorreram, uma vez que a matriz indica onde podem estar as inconsistências. Permitindo assim, que o estudante faça uma reflexão sobre o conteúdo, seus erros e acertos e possibilitando um aprimoramento em seu processo de aprendizagem. A ideia é utilizar esse protótipo com alunos do curso de Licenciatura em Matemática do IFRS Campus Canoas, com o auxílio do professor da disciplina.

Publicado
2018-02-20
Seção
[Pesquisa] Resumos nível médio