LogiC - Incentivando a participação em competições acadêmicas

  • Mateus Colares Souza Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul - Campus Canoas
  • Luis Eduardo Simioni Centeleghe Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul - Campus Canoas
  • Ígor Lorenzato Almeida Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul - Campus Canoas
  • Patrícia Nogueira Hübler Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul - Campus Canoas
Palavras-chave: Programação, Competições, Informática

Resumo

O Projeto de Extensão “LogiC – O ensinar e o aprender de Lógica de Programação e sua Implementação em Linguagem C” do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) – Campus Canoas tem como um de seus objetivos incentivar e possibilitar a participação dos alunos do Campus Canoas em competições acadêmicas voltadas para a programação e lógica de programação, a fim de incentivá-los a usar seus conhecimentos sobre programação e lógica de programação ao longo de seus cursos, através de competições acadêmicas que ocorrem pelo Brasil. O projeto LogiC teve sua primeira execução no ano de 2014. Desde então, o projeto proporcionou a participação de diversas competições, dentre elas: Copa Rio Info de Algoritmos (CRIA) – 2014, Maratona da Sociedade Brasileira de Computação – 2014, Olimpíada Brasileira de Informática (OBI) – 2014, Desafio Nacional Acadêmico – 2015, OBI – 2015, CRIA – 2016, OBI – 2017. Porém, as competições exigem conteúdos que alunos não tiveram em seus cursos, por isso, o projeto LogiC proporcionou oficinas de treinamento para as competições que foram realizadas, como a OBI e a CRIA. Estas oficinas visam auxiliar o desempenho dos participantes nas competições por meio de realização de exercícios individuais, exercícios disponibilizados pelas competições e aprendizagem de novos conteúdos, normalmente com duração de duas horas.
No ano de 2017, 11 alunos das turmas do 2º ano do técnico em desenvolvimento de sistemas, 3º ano de informática e 3º ano de eletrônica do IFRS Campus Canoas, foram inscritos e fizeram a 1ª fase da Olimpíada Brasileira de Informática e 3 oficinas preparatórias. Após a 1ª fase da prova, 5 alunos foram classificados para a 2ª fase da OBI. Após a 2ª fase, 3 alunos foram classificados para a 3ª fase, que ainda não obtiveram resultados. Todas as oficinas e as fases da OBI foram realizadas nas dependências do IFRS Campus Canoas. Também em 2017, 15 alunos das turmas do 1º e 2º ano do técnico em desenvolvimento em sistemas foram inscritos na CRIA, que ainda não ocorreu. Até o momento, foram realizadas 4 oficinas preparatórias com os 15 alunos inscritos.
Atingimos o objetivo de incentivar os alunos a se envolver com atividades como as competições, para que participem dentro e fora da sala de aula. Cada dia é mais importante que os estudantes estejam ativos, para assim, se tornarem profissionais eficientes e qualificados.

Publicado
2018-02-20
Seção
[EXTENSÃO] Resumos nível médio