Projeto Lema - ampliando ações: a construção de um ambiente adequado a partir de pesquisas de satisfação

Maria Eduarda Hojnacki Costa, Larissa Daniele dos Santos Rodrigues, Fernanda da Silva França, Núbia Lúcia Cardoso Guimarães

Resumo


O projeto de ensino LEMA – Laboratório de Educação Matemática teve seu início em 2016 a partir da demanda de disciplinas da área de educação do curso de Licenciatura em Matemática.  Tem como principal objetivo favorecer a utilização do espaço físico de mesmo nome (LEMA) pela comunidade acadêmica do IFRS - Campus Canoas, mas suas ações vão além disso, com o objetivo de contribuir com a formação tanto de licenciandos deste curso quanto de estudantes da educação básica desta e de outras instituições de ensino.  Para tal, o projeto promoveu a organização dos materiais disponíveis no LEMA, possibilitando o empréstimo dos mesmos para uso acadêmico de professores e alunos do curso de Licenciatura em Matemática e disponibilizou o ambiente para o desenvolvimento de diversas atividades acadêmicas e de outras ligadas a projetos de ensino, pesquisa e extensão. Entendendo que agir coletivamente serve de base para a construção de uma sociedade justa e democrática por envolver postura e atitude diante do mundo e do homem e que tal ação se constitui como suporte para a construção do bem comum, o presente trabalho discorre sobre as ações propostas com a finalidade de compreender o que a comunidade que utiliza o LEMA pensa sobre seu espaço físico, site, acervo, atendimento oferecido por bolsistas e voluntários e sua extensão denominada Lema Móvel. Para isso, foram elaborados dois questionários online disponíveis no site do LEMA e em uma rede social. Os questionários são divididos da seguinte forma: um trata do espaço físico do laboratório e outro do Lema Móvel. O primeiro questionário possui perguntas sobre a decoração do laboratório; o horário de funcionamento; a qualidade e quantidade de recursos disponíveis; a clareza, acessibilidade, funcionalidade e utilidade do site do laboratório; a organização do espaço físico; sugestões e dicas dos usuários. O segundo questionário trata de sugestões para novos desafios ou materiais que possam ser disponibilizados para utilização no espaço do Lema Móvel. Mensalmente, é gerado um relatório das respostas a fim de que se considerem as sugestões mês a mês. Este relatório é levado para uma reunião que acontece também mensalmente, na qual são discutidas as sugestões dadas e são tomadas decisões com relação a estas. Como resultados parciais, temos algumas melhorias realizadas no site, a reorganização do laboratório, o início da descrição dos recursos encontrados em cada armário e a atualização da decoração do laboratório. As próximas ações previstas para atendimento às necessidades e solicitações dos usuários do laboratório são a continuidade da organização do LEMA e identificação dos armários, a oferta de novos desafios matemáticos propostos e pensados para o Lema Móvel e o acréscimo de ferramentas de acessibilidade no site. Acreditamos que, construindo coletivamente este espaço de produção de conhecimentos, podemos potencializar os resultados da busca pela promoção de uma melhoria na qualidade do ensino e aprendizagem de matemática.

Palavras-chave


Laboratório de educação matemática; Avaliação pelo coletivo; Qualidade do ensino

Referências


GÓES, Moacir de. Coletivo. In: STRECK, Danilo; REDIN, Euclides; ZITKOSKI, José (Orgs.). Dicionário Paulo Freire. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2008. p. 84-86.


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