Ensino de sociologia para adolescentes

Mateus de Oliveira Paludo, Mariana Suhre Schneider, Camile Glanert Tecchio, Guilherme Girelli, Janine Trevisan

Resumo


Durante a Ditadura Militar no Brasil, em 1971, o componente curricular de Sociologia foi suspenso do currículo escolar do Ensino Médio, através da lei n° 5692, juntamente com a Filosofia, por serem consideradas uma ameaça ao regime. Depois de 40 anos, ela retornou como obrigatória, lembrando que uma geração inteira já se formara sem os devidos conhecimentos provenientes da disciplina, com exceção dos universitários da área. Essa exclusão resultou na baixa quantidade de materiais didáticos oferecidos para o ensino de Sociologia para adolescentes. Há ainda dúvidas ao que se trata da eficácia dos livros, pela razão do material ser muito recente e pouco utilizado por esse público. Esse projeto de ensino objetiva que os próprios adolescentes analisem todo o conteúdo e proponham articulações com novos métodos de aprendizado, garantindo melhor entendimento do conteúdo trabalhado em sala de aula. A metodologia consiste em identificar, pesquisar, debater, propor e rejeitar materiais (tais como: vídeos, curtas-metragens, filmes, músicas, séries, reportagens, documentários, textos, livros, entre outros), para assim, contribuir com uma melhor educação e aprendizagem, atribuindo métodos que vão além dos teóricos e aprimorando os práticos, tais como: debates, atividades e dinâmicas que podem vir a ser aplicadas com as turmas do Ensino Médio. Para identificar o melhor material didático-pedagógico a ser utilizado em sala de aula, procuramos recursos que mais se encaixam em uma esfera moderna, que faça parte dos interesses dos alunos e que também abranja de forma completa os conteúdos a serem trabalhados, aproveitando tudo o que as mídias nos oferecem. O ensino da sociologia é essencial para o exercício da cidadania no mundo, o que nos torna suscetíveis à instrução de seus ensinamentos. Ela nos capacita a fazer parte de uma sociedade e compreendê-la, além de conhecer os seus princípios, como por exemplo a política, o soberanismo, a identidade e o gênero, raças, cotas e exclusões sociais. Ela desperta o espírito da dúvida e investigativo dos estudantes, auxiliando a alargar a compreensão dos processos humanos.

Palavras-chave


Sociologia; Ensino médio; Metodologias

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


ENPEX - Salão de Ensino, Pesquisa e Extensão do IFRS Campus Canoas - ISSN 2359-3202

IFRS campus Canoas - Rua Dra. Maria Zélia Carneiro de Figueiredo, 870-A | Bairro Igara III | Canoas/RS.

Conheça nossos cursos técnicos e graduação: http://ifrs.edu.br/canoas | E-mail: enpex@canoas.ifrs.edu.br