Ensino de sociologia para adolescentes

  • Mateus de Oliveira Paludo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul - Campus Bento Gonçalves
  • Mariana Suhre Schneider Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul - Campus Bento Gonçalves
  • Camile Glanert Tecchio Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul - Campus Bento Gonçalves
  • Guilherme Girelli Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul - Campus Bento Gonçalves
  • Janine Trevisan Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul - Campus Bento Gonçalves
Palavras-chave: Sociologia, Ensino médio, Metodologias

Resumo

Durante a Ditadura Militar no Brasil, em 1971, o componente curricular de Sociologia foi suspenso do currículo escolar do Ensino Médio, através da lei n° 5692, juntamente com a Filosofia, por serem consideradas uma ameaça ao regime. Depois de 40 anos, ela retornou como obrigatória, lembrando que uma geração inteira já se formara sem os devidos conhecimentos provenientes da disciplina, com exceção dos universitários da área. Essa exclusão resultou na baixa quantidade de materiais didáticos oferecidos para o ensino de Sociologia para adolescentes. Há ainda dúvidas ao que se trata da eficácia dos livros, pela razão do material ser muito recente e pouco utilizado por esse público. Esse projeto de ensino objetiva que os próprios adolescentes analisem todo o conteúdo e proponham articulações com novos métodos de aprendizado, garantindo melhor entendimento do conteúdo trabalhado em sala de aula. A metodologia consiste em identificar, pesquisar, debater, propor e rejeitar materiais (tais como: vídeos, curtas-metragens, filmes, músicas, séries, reportagens, documentários, textos, livros, entre outros), para assim, contribuir com uma melhor educação e aprendizagem, atribuindo métodos que vão além dos teóricos e aprimorando os práticos, tais como: debates, atividades e dinâmicas que podem vir a ser aplicadas com as turmas do Ensino Médio. Para identificar o melhor material didático-pedagógico a ser utilizado em sala de aula, procuramos recursos que mais se encaixam em uma esfera moderna, que faça parte dos interesses dos alunos e que também abranja de forma completa os conteúdos a serem trabalhados, aproveitando tudo o que as mídias nos oferecem. O ensino da sociologia é essencial para o exercício da cidadania no mundo, o que nos torna suscetíveis à instrução de seus ensinamentos. Ela nos capacita a fazer parte de uma sociedade e compreendê-la, além de conhecer os seus princípios, como por exemplo a política, o soberanismo, a identidade e o gênero, raças, cotas e exclusões sociais. Ela desperta o espírito da dúvida e investigativo dos estudantes, auxiliando a alargar a compreensão dos processos humanos.

Biografia do Autor

Mateus de Oliveira Paludo, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul - Campus Bento Gonçalves
Cursando ensino médio-técnico no IFRS-Campus Bento Gonçalves
Mariana Suhre Schneider, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul - Campus Bento Gonçalves
Cursando ensino médio-técnico no IFRS-Campus Bento Gonçalves
Camile Glanert Tecchio, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul - Campus Bento Gonçalves
Cursando ensino médio-técnico no IFRS-Campus Bento Gonçalves
Guilherme Girelli, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul - Campus Bento Gonçalves
Cursando ensino médio-técnico no IFRS-Campus Bento Gonçalves
Janine Trevisan, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul - Campus Bento Gonçalves
Doutorado em Ciências Sociais; professora e orientadora do projeto "Ensino de Sociologia para Adolescentes"
Publicado
2018-02-20
Seção
[Ensino] Resumos nível médio