Projeto Lema ampliando ações: monitorando os processos para aprimorar os resultados

  • Larissa Daniele dos Santos Rodrigues Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul - Campus Canoas
  • Rafael Dutra Ferrugem Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul - Campus Canoas
  • Núbia Lúcia Cardoso Guimarães Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul - Campus Canoas
Palavras-chave: Laboratório de educação matemática, Ambiente de ensino e aprendizagem, Recursos didáticos

Resumo

As dificuldades de muitos professores e alunos em relação ao ensino e  aprendizagem de matemática constituem problemas que vêm instigando pesquisadores em educação matemática. A fim de contribuir para a superação de tais dificuldades surgiu em 2016, o projeto de ensino LEMA - Laboratório de Educação Matemática, cujo objetivo inicial foi a organização do espaço físico do laboratório de mesmo nome. Porém, este espaço é mais do que um local para arquivar materiais didáticos, pois atende diversas demandas do curso de Licenciatura em Matemática do IFRS - Campus Canoas, entre elas, a necessidade de um ambiente adequado para estudos e para construção de conhecimentos além dos propostos em sala de aula. O presente trabalho relata os resultados de algumas das ações desenvolvidas no projeto e também o surgimento de uma nova ação, recentemente colocada em prática, e que já teve um retorno positivo. Estes resultados foram obtidos em uma coleta de dados através do controle de frequência dos usuários do LEMA, histórico de empréstimos (disponíveis no software Openbiblio) e registro das atividades desenvolvidas no âmbito do ensino, da extensão e da pesquisa. Como resultado, podemos destacar o crescimento significativo da utilização do espaço físico do LEMA. Os registros de visitas obtidos até agosto deste ano ultrapassam a marca registrada durante todos os meses de funcionamento em 2016. Quanto ao acervo, constatou-se um crescimento grande do número de retiradas de materiais. Em relação às atividades desenvolvidas neste local, podemos citar: projeto Inclusão, projeto TransformAÇÃO, projeto de Minicursos, oficinas do POEMA, monitorias (Geometrias I e II e Matemática para Licenciatura durante o atual semestre), orientação de alunos, reuniões com professores de outras redes de ensino, entre outras atividades. Além disso, o espaço é utilizado pelos discentes para estudos; uso dos computadores e acesso à internet, materiais pedagógicos elaborados ou adquiridos, revistas, livros; entre outros. Por fim, citamos ainda como resultado outra importante ação do projeto de ensino LEMA, denominada Lema Móvel. Esta iniciativa trata-se de uma extensão do LEMA que disponibiliza desafios e jogos em um local aberto, com o objetivo de promover maior interação da comunidade acadêmica com as ações do projeto. A ação Lema Móvel já resultou em um projeto de extensão que levará o Lema até as escolas de outras redes de ensino. Estes são alguns dos resultados obtidos a partir de vários esforços no intuito de favorecer ações que possibilitem tanto a construção do conhecimento matemático quanto o desenvolvimento de práticas pedagógicas que façam com que o ensino resulte em aprendizagem.

Biografia do Autor

Larissa Daniele dos Santos Rodrigues, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul - Campus Canoas
Rafael Dutra Ferrugem, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul - Campus Canoas
Núbia Lúcia Cardoso Guimarães, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul - Campus Canoas
Publicado
2018-02-20
Seção
[Ensino] Resumos nível superior