O direito à educação e a implantação dos institutos federais

  • Deise Bruna Massena Leite Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul - Câmpus Canoas
  • Cláudio Antônio Cardoso Leite

Resumo

O projeto de pesquisa “O Direito à educação e as políticas públicas: uma avaliação dos IFs e do IFRS Canoas” é uma continuidade dos projetos realizados anteriormente sobre o mesmo tema no IFRS Canoas em 2011 e 2012. O atual projeto tem como objetivo avaliar a implementação dos IFs (Institutos Federais) em geral e do IFRS Canoas em específico, visando compreender os principais desafios e dificuldades dessa política educacional. Os dados utilizados para a avaliação foram os obtidos pelas duas pesquisas realizadas anteriormente no IFRS Canoas e os do diagnóstico realizado pelo TCU - Tribunal de Contas da União em relação aos IFs em geral. A pesquisa do TCU avaliou as ações de estruturação e expansão do Ensino Técnico Profissionalizante, com ênfase na atuação dos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia Foram entrevistados reitores, gestores, professores, alunos e técnicos administrativos dos 38 Institutos Federais espalhados por todas as regiões do país. Constatou-se carências estruturais quanto à disponibilidade de bibliotecas (inclusive o funcionamento nos três turnos), falta de computadores, salas de aula e laboratórios, com maior predominância em escolas inauguradas na segunda fase de expansão (2011-2012). Além de carências estruturais também foram averiguadas questões relacionadas ao déficit de professores, além de técnicos de laboratório, deficiências na formação pedagógica para lecionar em cursos de educação profissional e as dificuldades de fixação de docentes em campi localizados em municípios de menor porte, evasão de discentes, dificuldades de integrar pesquisa e extensão com o setor produtivo, Portanto, quando compara-se o diagnóstico feito pelo TCU a nível nacional, nível macro e geral em termos de Brasil, confirma-se as mesmas hipóteses dos indícios das pesquisas anteriores realizadas em Canoas em nível local, a saber, uma deficiência de planejamento técnico adequado que se contrasta com discurso oficial desproporcional de tom ufanista e excessivamente otimista.

Palavras-chave: institutos federais; educação profissional; políticas públicas.

Publicado
2014-07-14
Seção
[Pesquisa] Resumos nível superior