A logística no e-commerce B2C

Sônia Gabriele Torres Araújo, Arnaldo Moscato dos Santos

Resumo


A logística, sendo um dos setores mais determinantes para o sucesso de qualquer negócio, é, no projeto de pesquisa aqui proposto, protagonista no chamado e-commerce, modelo de comércio que revolucionou a experiência de compra dos clientes, estreitando relações e buscando atender a exigências destes. Com a expansão de novas tecnologias, deu-se o surgimento de novos modelos de negócios. Como consequência, dentre eles temos o comércio virtual que, na última década, apresentou um crescimento de mais de 2.000%. Neste contexto, varejistas e empreendedores viram uma oportunidade de adaptação de seus negócios ao comércio virtual, que traz consigo alguns modelos de atuação, dentre eles o Bussiness to Consumer, levando o produto da empresa diretamente ao consumidor final, descartando algumas etapas da cadeia de distribuição. A logística, portanto, aqui se vê como componente fundamental para o sucesso do chamado e-commerce, uma vez que materializa as facilidades pelo qual este é conhecido. Assim, faz-se fundamental compreender o posicionamento da logística na gestão do comércio eletrônico em suas peculiaridades, relacionando com sua forma tradicional, analisando suas estratégias, pontos-chaves e alternativas de expansão, assim referenciando futuras práticas deste modelo de negócio que ainda se encontra em solidificação no país. Neste trabalho, busca-se analisar a relação do comércio eletrônico brasileiro com a logística, identificando os obstáculos para o desenvolvimento deste tipo de comércio, desafios encontrados pelos processos logísticos e suas estratégias para uma gestão eficaz. Bem como as adaptações de processos tradicionais para os do e-commerce e a viabilidade de expansão do alcance logístico da empresa, que recebe cada vez mais pedidos para fora do país.  Para este estudo, será realizada pesquisa de campo em empresa de pequeno porte, sendo realizada uma análise documental de informações internas, análise de práticas observadas e entrevista dirigida com os agentes diretos das áreas de interesse do estudo para a coleta de informações específicas, bem como a leitura técnica de autores do ramo além de e pesquisa qualitativa. A empresa em questão, fundada em 2014, na cidade de Porto Alegre, atua no mercado como editora e clube de assinatura de livros, já tendo um alcance nacional em pouco mais de 3 anos. Com um quadro de 50 funcionários, a empresa de pequeno porte dedica-se ao mercado literário através de veículos eletrônicos, operando com o modelo de receita por assinatura e vendas. Destacando-se entre as empresas ponto.com, a organização tem no relacionamento com o cliente seu diferencial, viabilizando encontro entre os associados e discussões sobre os livros em seu aplicativo. Em 3 anos, já conta com 20.000 associados, tendo alcançado a marca de 200.000 pacotes de assinatura distribuídos.


Palavras-chave


Logística; Comércio eletrônico; B2C

Referências


AXADO. Logística para E-commerce: da teoria à prática. Disponível em: . Acesso em: 23 mai. 2017.

BALLOU, Ronald H. (2001). Gerenciamento da Cadeia de Suprimentos. 4.ed. Porto Alegre: Bookman.

BAYLES, Deborah L. (2001). E-commerce Logistics e Fulfillment: delivery the goods. Upper Saddle River: Prentice Hall, Inc.

GONÇALVES, Lismeri de Ávila. A logística do comércio eletrônico no segmento B2C: Tempo de entrega como vantagem competitiva. Disponível em: < http://www.vanzolini.org.br/download/MBAArtigo-LismeriAvila.pdf>. Acesso em: 23 mai. 2017.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


ENPEX - Salão de Ensino, Pesquisa e Extensão do IFRS Campus Canoas - ISSN 2359-3202

IFRS campus Canoas - Rua Dra. Maria Zélia Carneiro de Figueiredo, 870-A | Bairro Igara III | Canoas/RS.

Conheça nossos cursos técnicos e graduação: http://ifrs.edu.br/canoas | E-mail: enpex@canoas.ifrs.edu.br