Investigando a qualificação da permanência no Ensino Médio dos alunos do IFRS

Cristiane Nogueira dos Reis, Elesir Fátima Rodrigues da Silva, Helen Rodrigues Cardoso

Resumo


A pesquisa Investigando a Qualificação da Permanência no Ensino Médio dos Alunos do IFRS é parte de um conjunto de ações (de pesquisa, ensino e extensão) realizadas no IFRS - campus Restinga pela equipe Ciranda de Ensinagens. O primeiro projeto elaborado dentro deste conjunto de ações foi intitulado “Laboratório de Ensinagens”, tinha como objetivo reduzir a defasagem na aprendizagem nos anos iniciais dentro do campus, e deu base para novos questionamentos.  Esta investigação foi criada com o intuito de analisar a trajetória dos acadêmicos ingressantes nos cursos técnicos integrados neste nível de ensino. Com o apoio do CNPQ e do Núcleo de Estudos Sobre Processos de Ensino e Aprendizagem - NESPE, este trabalho tem como objetivo analisar os índices de permanência e aproveitamento dos alunos do Ensino Médio do IFRS. Para tanto, propõe-se a comparar os índices de matrícula no primeiro ano com o número de concluintes nos cursos desde 2012. Também objetiva conhecer e analisar as estratégias de qualificação da permanência e redução das desigualdades educacionais dos alunos dos primeiros anos, iniciando-se com a análise dos cursos técnicos integrados ao ensino médio no Campus Restinga. A metodologia utilizada é a realização de uma pesquisa quanti-qualitativa, com investigação bibliográfica e documental, a partir das perspectivas teóricas de Bernstein (1996, 1998), Mantoan (2015) e Pacheco (2012), que até o momento detectou certo nível de desistência (evasão, repetência, transferências), principalmente em cursos das ciências exatas. Atualmente, ao se garantir o acesso e a permanência dos alunos na escola, pelas vias legais da obrigatoriedade e pelo acolhimento (ações que tornam o ambiente escolar mais próximo do estudante, mais agradável), não se pode perder de vista o processo de ensino e aprendizagem e sua necessária qualificação. Isso significa que a escola deve ter clareza de sua finalidade de promover o conhecimento. Assim, ao detectar os níveis de desistência e as estratégias utilizadas, constata-se como cada campus está lidando com a questão do fracasso escolar. Esperamos, com esta análise, atentar para a necessidade de mais estratégias de permanência e, principalmente, de qualificação do processo pedagógico dos cursos técnicos integrados ao ensino médio oferecidos pela instituição, de forma a trazer uma melhoria para as diferentes comunidades nas quais o IFRS se insere.


Palavras-chave


IFRS; Evasão escolar; Ensino médio

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