Institutos Federais de Educação: uma proposta emancipatória?

  • Luiz Antônio Teixeira Júnior Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul - Câmpus Canoas
  • Marlon Andre Da Silva Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul - Câmpus Canoas
  • Edson Regis de Jesus Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul - Câmpus Canoas
  • Vicente Zatti Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul - Câmpus Canoas

Resumo

Institutos Federais de Educação: uma proposta emancipatória? A pesquisa busca problematizar as pretensões e possibilidades emancipatórias dos Institutos Federais de Educação (IFETs) criados em 2008 pela Lei 11.892. Como a pesquisa está interligada com a Filosofia da Educação utiliza-se de discussões filosóficas para interpretar o processo de implementação dos IFETs no que envolve o conceito emancipação. Nossos objetivos consistem em analisar as possibilidades emancipatórias do modelo de educação profissional e tecnológica que vem sendo desenvolvido pelos Institutos Federais de Educação; investigar os fundamentos filosóficos que embasam a técnica e ciência ocidentais; refletir sobre alternativas em educação profissional e tecnológica que não fiquem restritas ao modelo de racionalidade instrumental (tecnista) e que mesmo assim articulem a capacitação técnica com a formação humana. Historicamente ensino técnico brasileiro visou apenas a capacitação técnica. Os Institutos Federais de Educação trazem como inovação a pretensão de realizar uma educação profissional e tecnológica emancipatória. Isso ocorre em alguns aspectos, por exemplo, o ensino médio integrado ao ensino técnico faz com que o educando não apenas se capacite para o trabalho, mas desenvolva o educando na perspectiva da emancipação humana.

 

 

Palavras-chave: instituto; federal; educação.

 

Publicado
2014-07-15
Seção
[Pesquisa] Resumos nível médio