Consumo excessivo de copos descartáveis em uma unidade de alimentação e nutrição do Vale do Paranhana

  • Daniele Lauck Pedroso Universidade Feevale. Novo Hamburgo, RS
  • Cláudia Denicol Winter Universidade Feevale. Novo Hamburgo, RS
Palavras-chave: Consumo de copos plásticos, Descartáveis, Meio Ambiente, Sustentabilidade

Resumo

A realização do estágio curricular possibilita ao aluno realizar diferentes percepções sobre o andamento das atividades desenvolvidas no local, entre estas percepções pode-se verificar o consumo de alguns materiais descartáveis, entre eles, os copos plásticos. Mesmo sendo um produto 100% reciclável, o impacto ambiental causado pelo uso sem consciência dos copos plásticos é preocupante. Os copos descartáveis provêm de uma fonte não renovável. Sua produção causa problemas ambientais desde a extração do petróleo até a sintetização e produção final dos copos. Atualmente, o avanço para uma sociedade sustentável é permeado de obstáculos, pois existe uma restrita consciência na sociedade a respeito das implicações negativas que podem ocorrem no meio ambiente, este fato é preocupante. O objetivo desta pesquisa foi verificar a quantidade de copos plásticos descartáveis utilizados por comensais. O estudo foi realizado em uma Unidade de Alimentação e Nutrição (UAN) do Vale do Paranhana. Durante um período de 03 dias foi verificado a quantidade de copos plásticos utilizados pelos comensais durante o almoço. No início e no final de cada refeição foi feita a contagem de copos disponíveis no buffet e os dados foram registrados em uma planilha Excel. A análise descritiva quantitativa foi através de média e frequência. Durante os dias analisados em torno de 1005 refeições foram servidas por dia, o consumo médio por pessoa foi de 1,08 copos, sendo que da estimativa diária de um copo por pessoa, houve um consumo médio de 79,33 copos a mais por dia, o equivalente a 7,89%, que somados por 22 dias, dias em que ocorrem as refeições na unidade, em torno de 1745 copos são desperdiçados. A quantidade de copos plásticos utilizados diariamente no mundo é extremamente elevada, sendo o ramo alimentício o maior consumidor, e essa informação pôde ser comprovada através do consumo de copos na UAN.

Referências

CORRÊA, M.E.R.M, HENNEMAN A. Proposta de substituição de coposplásticos descartáveis em fábrica de grande porte. Curitiba, Revista mixsustentável./Ediçao 04, 2016

JACOBI, PEDRO. Educação ambiental, cidadania e sustentabilidade. Cadernos de pesquisa, n. 118, SP, 2003.

SUSTENTÁVEL. Site sustentável. Disponível em: <http://inst.sitesustentavel.com.br/evite-usar-copos-descartaveis-na-sua-empresa>. Acesso em: 17/04/2016.

SILVA, E. A, MOITA NETO, J. M. Custo diferencial da reciclagem de poliestireno. In: 51 Congresso Brasileiro de Química, São Luiz, Maranhão, 2011.

SILVA, V.M., TUBINO, R.M.C, CAMPANI D.B. Propostas para redução de desperdícios ambientais numa Universidade Pública – Redução do uso de copos descartáveis no Centro de Biotecnologia. 3º Congresso Internacional de Tecnologias para o Meio Ambiente, Bento Gonçalves, RS, 2012.

Publicado
2019-04-30
Seção
[Ensino] Resumos nível superior