Viabilidade de redimensionamento de layout de uma empresa multinacional do setor de Tecnologia da Informação e Comunicação

  • Andressa da Silva Guimarães Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul - Campus Canoas. Canoas, RS
  • Jaqueline Terezinha Martins Corrêa Rodrigues Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul - Campus Canoas. Canoas, RS
Palavras-chave: Layout, Dimensionamento, Viabilidade

Resumo

O presente trabalho pauta-se no estudo de viabilidade de um novo layout para uma das filiais de uma empresa multinacional do setor de tecnologia da informação e comunicação, situada na cidade de Porto Alegre, capital do estado do Rio Grande do Sul. Este estudo faz-se necessário devido à adequação do espaço físico disponível para as acomodações desta filial, que hoje ocupa três salas comerciais, apresentando espaços ociosos e custos diretos e indiretos desnecessários. Os estudos de layout e viabilidade de implantação destes são importantes devido ao fato de melhorias em layouts estarem diretamente ligadas a ambientes mais produtivos, maior rendimento dos fatores de produção e bem estar dos colaboradores, além de serem encontradas em todas as áreas de um negócio. O objetivo principal deste trabalho é identificar possíveis formas de dimensionamento de layout que possam otimizar o espaço disponível nesta filial, chamada de Empresa X ao longo da pesquisa. Para alcançar este objetivo, serão aplicados questionários com os colaboradores desta filial, a fim de entender o dia a dia destes dentro da empresa e identificar suas necessidades dentro do fluxo de trabalho. Estes questionários servirão como base quantitativa para as posteriores análises e aplicação do método da matriz de proximidades, o que auxiliará na disposição dos elementos físicos dentro do layout a ser proposto. Observação do local e da planta apresentando o atual layout serão os métodos utilizados para o embasamento qualitativo do estudo. Espera-se identificar possíveis móveis e utensílios inutilizáveis a fim de desocupar os espaços ociosos, elencar o grau de importância em relação à proximidade física de cada setor presente na filial e, assim, propor novo dimensionamento de layout ocupando apenas duas salas comerciais, reduzindo alguns dos custos diretos e indiretos ao desocupar a terceira sala, avaliando junto disso, a viabilidade de aplicação desta mudança, considerando os custos atuais e os envolvidos na alteração do layout.

Publicado
2019-04-30
Seção
[Ensino] Resumos nível superior