Heranças da Paideia platônica na educação contemporânea

  • Milena da Silva Fontana Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) - Campus Canoas. Canoas, RS
  • Vicente Zatti Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) - Campus Canoas. Canoas, RS
Palavras-chave: Educação, Paideia platônica, Matemática

Resumo

O presente trabalho visa a apresentar os resultados parciais do projeto de
pesquisa “A centralidade da matemática no currículo: um estudo sobre as
origens a partir da Paideia Platônica”. O projeto teve suas atividades
iniciadas em 2016. No primeiro e segundo anos de execução, realizamos
pesquisa bibliográfica através da qual demonstramos que na Paideia
platônica a matemática é um saber central. Devido as suas
características de abstração e universalidade é modelo para toda
ciência, é propedêutica para o estudo da dialética e possui papel
formativo na realização do modelo antropológico que Platão está
propondo. Além disso, demonstramos que a matemática na Paideia Platônica
funciona como uma forma de seleção dos homens que estariam aptos a
seguirem os estudos, os “melhores espíritos” que suportassem dez anos
de estudos de matemática, estariam aptos para estudar filosofia e depois
exercerem a governança da pólis. Em 2018, estamos continuando a pesquisa
através da busca de dados que possibilitem interpretar as heranças na
contemporaneidade da centralidade e seletividade da matemática
estabelecidos na Paideia Platônica. Para realizar tal investigação,
primeiramente, foi elaborado um questionário online, o qual foi respondido
por 20 ex-estudantes do ensino médio. As questões de múltipla escolha
buscavam elucidar a relação dos participantes com a matemática no ensino
médio. Após a análise das respostas dos questionários chegamos às
seguintes conclusões parciais: a) 63,6% dos participantes da pesquisa
tinham interesse em estudar ou estudar muito matemática, tendo em vista que
gostariam de seguir na área de exatas em seu ensino superior; b)
literatura, matemática e português apareceram como as disciplinas que eles
consideram que mais contribuem para o futuro; c) 90,9% afirmam que o
caráter objetivo da matemática lhes ajudou a aprender a tomar decisões;
d) matemática e biologia são as disciplinas que os ex-estudantes mais
estudavam para as provas; e) matemática é a disciplina que possui maior
número de reprovações entre os entrevistados, 60% afirmam que essas
reprovações aconteceram por causa da dificuldade da disciplina. Para
corroborar com os dados do questionário online, buscamos informações
referentes aos índices de reprovação nos cursos técnicos integrados do
IFRS – Campus Canoas. Os índices foram compatíveis com as conclusões
obtidas no questionário, ou seja, o maior índice de reprovação está em
matemática. Tais conclusões parciais indicam uma permanência da
centralidade e seletividade da matemática no Ensino Médio contemporâneo.
Publicado
2019-04-30
Seção
[Pesquisa] Resumos nível superior