Jogos de tabuleiros modernos no ensino: desenvolvendo múltiplas inteligências

  • João Emilio Soares Michalski Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) - Campus Canoas. Canoas, RS
  • Marco Diovany Maronez Alves Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) - Campus Canoas. Canoas, RS
  • Luis Felipe Pereira Auth Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) - Campus Canoas. Canoas, RS
  • Eduardo Meliga Pompermayer Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) - Campus Canoas. Canoas, RS
Palavras-chave: Ensino, Inteligências múltiplas, Jogos de tabuleiros modernos

Resumo

Howard Gardner, psicólogo americano, publicou em 1983, o livro Estruturas da Mente em que mostra, sem contrapor os conceitos científicos de inteligência que existem setes modelos de inteligência. Ele ainda apresenta em sua teoria que essas inteligências poderiam ser desenvolvidas e exploradas igualmente. São elas, as inteligências visual e espacial, a  inteligência musical, a inteligência linguística, a inteligência lógica-matemática, a inteligência interpessoal, a inteligência intrapessoal e a inteligência corporal ou cinestésica. No atual sistema de educação brasileiro, é desenvolvido e exigido dos alunos, preferencialmente a inteligência linguística e a inteligência lógico- matemática, dificultando assim o desenvolvimento de outras inteligências que tem a sua importância em tamanho equivalente às outras. Por conta disso, a oficina de Jogos de Tabuleiro que está no seu terceiro ano de atividade, busca desenvolver através de jogos de tabuleiros modernos, o exercício das múltiplas inteligências, com os alunos do IFRS Campus Canoas, para a futura vida profissional e pessoal. A oficina acontece uma vez por semana com duração de 3 horas, sempre às sextas-feiras. O professor orientador e os bolsistas escolhem previamente os jogos para cada encontro.Esses são selecionados no intuito de trabalhar alguma das inteligências e também, quando possível, tenha algum tema relacionado a conteúdos de disciplinas propedêuticas presentes nos currículos dos cursos integrados. Como por exemplo, temos que alguns jogos podem ser cooperativos, podendo assim, trabalhar  a inteligência interpessoal e intrapessoal. Além disso, o projeto tem buscado fazer que os jogos se tornem parte do dia-a-dia da instituição. Para isso tem-se buscado parcerias para criação de uma biblioteca de jogos permanente e disponível a todos no Campus Canoas. Essa biblioteca está sendo formada a partir de doações e de jogos que são construídos pelos bolsistas e pelo coordenador do projeto.  Atualmente está em revisão por parte dos bolsistas e do professor responsável, a realização de um questionário para os alunos, a fim de coletar dados, com o propósito de verificarmos, quais áreas do conhecimento poderiam ser integradas ao projeto e também se tem possibilitado o desenvolvimento de alguma das inteligências, por parte dos estudantes participantes. A partir dos dados coletados em 2016 e 2017, já é possível verificar a potencialidade dos jogos de tabuleiros modernos para o desenvolvimento da maioria das inteligências múltiplas descritas por Gadner(1983). Porém, é necessário uma coleta de maior aprofundamento para possibilitar a análise dos resultados quanto a contribuição para o desenvolvimento das múltiplas inteligênciasapartir dos jogos de tabuleiros, sendo esse o próximo passo do projeto.

Referências

GARDNER, Howard. Inteligências Múltiplas: a teoria na prática. 1. ed. Porto Alegre: Artes Médicas, 1995

FIORENTINI, D.; LORENZATO, S.. Investigação em Educação Matemática: percursos teóricos e metodológicos. 3. ed. rev. Campinas: Autores Associados, 2009.

THIOLLET, M. Metodologia da pesquisa-ação. 18ed. São Paulo: Cortez, 2011.

Publicado
2019-04-30
Seção
[Ensino] Resumos nível médio