Projeto Alpes: incentivo à leitura de livros de literatura

  • Cládis Radavelli Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) - Campus Canoas. Canoas, RS
  • Ariana Klein Klein Costa Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) - Campus Canoas. Canoas, RS
  • Milena Cancian Gimenes Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) - Campus Canoas. Canoas, RS
  • Fabiana Cardoso Fidelis Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) - Campus Canoas. Canoas, RS
Palavras-chave: Leitura, Literatura, Educação de Jovens e Adultos

Resumo

O Projeto Alpes: Atividades de Leitura e Práticas de Escrita retoma algumas ações realizadas no IFRS - Campus Canoas, no período de 2017, voltadas para o Curso Técnico em Manutenção e Suporte em Informática - Modalidade Proeja. Observa-se que os alunos do Proeja precisam desenvolver suas habilidades de leitura e escrita, pois apresentam diferentes graus de letramento ao ingressar no ensino médio. O projeto visa a aperfeiçoar o letramento dos alunos por meio de diferentes formas de leitura, do contato com os livros e da produção de textos. Além disso, estimula a participação dos professores de diversas disciplinas na realização de atividades de leitura prazerosa nas aulas. Provê atividades extracurriculares para que, através da leitura e da escrita, os alunos desenvolvam o senso crítico. O projeto constitui-se de três atividades centrais: (1) Encontros presenciais com os alunos em horários extraclasse para realizar atividades de leitura e escrita. As atividades são preparadas e aplicadas pelos colaboradores do projeto com a participação e auxílio dos bolsistas. Há um encontro presencial semanal com os alunos do curso Proeja, que participam de forma voluntária, conforme sentirem a necessidade de aprimorarem suas práticas de leitura e escrita. Nos encontros, conduzidos por uma estudante voluntária do terceiro ano curso técnico de Administração integrado ao Ensino Médio, são realizadas atividades de interpretação textual, jogos linguísticos e produção de textos. (2) Atividade semanal de leitura em sala de aula, realizada pelos professores do curso conforme calendário previamente definido. (3) Minibiblioteca na sala de aula do segundo ano do curso, que é constituída por uma estante com mais de 300 livros, entre os quais a maioria são de literatura brasileira e estrangeira. Durante a Festa Junina do Campus Canoas, o projeto recebeu doações de livros dos participantes, que farão parte da minibiblioteca a ser implementada na sala de aula do primeiro ano do curso. O empréstimo dos livros é livre, e os registros são realizados pelos alunos das turmas, com a ajuda das bolsistas.

Publicado
2019-04-30
Seção
[Ensino] Resumos nível médio