Jogando damas e conhecendo a tabela periódica

  • Bruno Kuhn
  • Rodrigo Giacomelli Zietlow Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul - Câmpus Feliz
  • Fabiane Cristina Rockemback Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul - Câmpus Feliz
  • Vanessa Cardoso Conceição Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul - Câmpus Feliz
  • Eliane Velasco Simões Portes
  • Téoura Benetti

Resumo

Esta proposta interdisciplinar de Química e Artes teve como objetivo a criação de um jogo interessante e divertido sobre a Tabela Periódica. O conhecimento da Tabela Periódica é de extrema importância para alunos do Ensino Médio, porém nem sempre a tabela desperta o interesse dos mesmos. Por outro lado, o jogo de damas além de divertido estimula a concentração, exercita a memória e desenvolve o raciocínio. Sendo assim, o jogo criado integra o jogo de damas com a tabela periódica. Neste jogo o participante recebe um cartão com informações a cerca de um elemento químico e precisa descobrir o nome do elemento para avançar no jogo de damas. Caso o jogador acerte o nome, ele deverá avançar no jogo de Damas de acordo com as regras da Confederação Brasileira de Jogo de Damas (CBD). Todas as peças do jogo foram produzidas pelo grupo e os materiais utilizados foram: uma chapa de MDF (50x50cm) para o tabuleiro, cartolinas para os cartões, pedaços de MDF, estilete para entalhar, pincéis e tintas para customizar o tabuleiro. Após os testes foi possível concluir que o jogo auxilia no aprendizado da Tabela Periódica além de favorecer a diversão e a integração dos jogadores.

 

Palavras-chave: jogo de damas, tabela periódica, interdisciplinar

Publicado
2014-07-15
Seção
[Pesquisa] Resumos nível médio