Roleta periódica

  • Arthur Marques de Oliveira Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul - Câmpus Feliz
  • César Henrique Lauxen Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul - Câmpus Feliz
  • Évelin Bock Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul - Câmpus Feliz
  • Giuliano Geiss Arnhold Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul - Câmpus Feliz
  • Eliane Velasco Simões Portes Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul - Câmpus Feliz
  • Téoura Benetti Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul - Câmpus Feliz

Resumo

O domínio da Tabela Periódica é a base para o aprendizado de Química no Ensino Médio, porém muitos alunos apresentam dificuldades com o tema. Dessa forma este projeto interdisciplinar de Química e Artes propõe a construção de um jogo didático sobre a Tabela Periódica. O jogo didático foi escolhido como ferramenta auxiliar por ser capaz de oportunizar a aprendizagem através da ludicidade, além de possibilitar a construção do conhecimento cognitivo, social e psicomotor. O jogo produzido utiliza uma Tabela Periódica como tabuleiro e uma roleta para encaminhar as perguntas. O jogador que percorrer toda a Tabela Periódica e chegar primeiro ao final é o vencedor do jogo, durante o percurso o jogador deverá responder várias questões sobre a Tabela Periódica. Para a produção deste jogo foram utilizados os seguintes materiais: papel paraná, tintas guache, tintas acrílicas, folhas de ofício coloridas, pincéis, canetas, palitos de madeira, papel contact, tesoura, cola. Este trabalho propiciou uma maior interação entre os alunos além de possibilitar o desenvolvimento da criatividade na construção de um material didático personalizado.

 

Palavras-chave: tabela periódica, jogo didático, interdisciplinar
Publicado
2014-07-15
Seção
[Pesquisa] Resumos nível médio