Avaliação da rotulagem do mel comercializado em mercados e mini mercados de Santana do Livramento - RS

  • Claudio Eduardo Dos Santos Cruxen Universidade Estadual do Rio Grande Do Sul
  • Marcos Estelo Erivelto Universidade Estadual do Rio Grande Do Sul
  • Luis Desconsi Universidade Estadual do Rio Grande Do Sul
  • Marcos Estelo Martins da Cunha Universidade Estadual do Rio Grande Do Sul
  • Paulo Cezar Souza Machado Universidade Estadual do Rio Grande Do Sul
  • Marcelo Pinto Paim Universidade Estadual do Rio Grande Do Sul

Resumo

A utilização do mel na nutrição humana não deveria limitar-se a sua característica adoçante e excelente substituto do açúcar, mas principalmente, por ser um alimento de alta qualidade, rico em energia e inúmeras outras substâncias benéficas ao equilíbrio dos processos biológicos do organismo, tais como compostos fenólicos, aminoácidos, vitaminas, sais minerais, ácidos orgânicos e enzimas, que atribuem efeitos terapêuticos ao produto. É importante adquirir esse alimento somente quando ele estiver em embalagens apropriadas (plásticas ou vidro), hermeticamente fechadas e devidamente rotulado. Esse trabalho teve como objetivo avaliar a rotulagem expressa em algumas marcas de mel, com o propósito de identificar a existência ou não de conformidade com a RDC nº 259, de 20 de setembro de 2002 da Agência Nacional de Vigilância Sanitária a qual regula a rotulagem de alimentos embalados. A pesquisa foi realizada em dezembro de 2011, quando se verificou um total de oito amostras, sendo seis adquiridas em mercados e duas em mini mercados localizados em Sant’Ana do Livramento-RS. Utilizou-se, como instrumento de apoio, uma lista de verificação (check-list) que orientou a avaliação de seis tópicos gerais: (1) Identificação do produto; (2) Segurança sanitária; (3) Qualidade do rótulo; (4) Qualidade da informação; (5) Informação de atendimento ao consumidor; (6) Produtos sem rotulagem. Os resultados indicaram que das oito marcas avaliadas nenhuma atingiu 100% de conformidade. Foi encontrado um produto comercializado em garrafa pet, estando em desconformidade com todos os itens avaliados. As demais marcas apresentavam rotulagem, existindo conformidade em 67,78% dos itens verificados para as marcas comercializadas em mercados e 36,66% para as marcas comercializadas em mini mercados. Quando não existir rotulagem, ou ainda, ela for insuficiente para informar o consumidor devemos evitar a compra do produto, haja vista que os riscos de contrair doenças alimentares são maiores. É notável que a rotulagem desse produto deva ser melhorada, pois há muitas desconformidades com a legislação. A rotulagem é um indicador de que o produto possui registro e é inspecionado por órgão competente.

 

Palavras-chave: mel; rotulagem; segurança alimentar.
Publicado
2014-07-16
Seção
[Pesquisa] Resumos nível superior