Leituras, tecnologias e ensino-aprendizagem: o perfil dos leitores no IFRS Câmpus canoas

  • Juliane Schröeder Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul - Câmpus Canoas
  • Milena da Silva Fontana Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul - Câmpus Canoas
  • Cimara Valim de Melo
  • Silvia de Castro Bertagnolli

Resumo

O projeto Leitura em Rede (IFRS; PROBITI/FAPERGS) tem por objeto a leitura, a literatura e suas tecnologias como fonte de conhecimento, prazer e entretenimento em ambientes de ensino-aprendizagem. Seu objetivo maior é perceber quais são as lacunas na formação cultural da comunidade interna ao IFRS? Câmpus Canoas para poder atuar nas mesmas. Para atingi-lo, a pesquisa contou com as seguintes etapas: a) coleta de dados; b) tabulação dos dados; c) análise dos dados; d) pesquisa de metodologias diferenciadas que integrem a leitura com atividades prazerosas a alunos e servidores. No início de 2012, foi realizada essa pesquisa para observar como a leitura é percebida pelos alunos e servidores do câmpus e para saber o que e como o projeto pode fazer para incentivar a leitura e a escrita na comunidade interna. Ela foi realizada a partir do método de amostragem, pelo qual um grupo de cerca de dez por cento da comunidade interna ao câmpus foi entrevistado, incluindo-se nesse grupo discentes, docentes e técnico-administrativos. Como cada um tem seu gosto literário, essa pesquisa visou perceber qual o gosto da maioria, para que, assim, sejam proporcionadas atividades significativas envolvendo o tema. O projeto chegou aos seguintes dados por meio da pesquisa de campo: percebeu-se que, em geral, a comunidade não participa das mesmas por serem fora do horário das aulas e não terem tempo ou morarem longe e, se participam, chegam em casa muito tarde. Em sua maioria, eles preferem livros de romances contemporâneos aos de literatura clássica. Foi observado que ler não é o que os entrevistados preferem fazer em seu tempo livre. Essa opção está em segundo lugar, empatada com passear com amigos e familiares. Para a grande maioria, a leitura significa uma fonte de conhecimento e de saberes, e não algo prazeroso; mesmo assim, 93,3% dos entrevistados alegaram gostar de ler, apesar de que apenas 66,7% afirmaram se considerar leitores. Apenas metade dos entrevistados soube dizer qual foi o livro mais marcante na sua vida; a grande maioria tem acesso à internet diariamente, sendo que quase metade dos entrevistados utiliza-a para acessar redes sociais. Apesar de toda a evolução do livro e da forma de ler, a maioria dos entrevistados prefere utilizar as mídias impressas para fazê-lo. Através desta pesquisa, buscou-se compreender o perfil dos leitores do IFRS? Câmpus Canoas e o que falta para que alunos e servidores participem mais das atividades de incentivo à leitura. Através das observações feitas, buscam-se formas mais eficazes de incentivo à leitura e à escrita, de modo que os alunos participem das atividades propostas e as levem para a sala de aula. Foi possível, a partir dos dados coletados, formar um panorama da leitura e dos leitores na comunidade interna ao IFRS - Câmpus Canoas. Com esses resultados, conclui-se que há a necessidade de elaboração e aplicação de estratégias metodológicas de incentivo à leitura e à escrita, as quais fazem parte das ações futuras do projeto.

 

Palavras-chave: leitura; ensino-aprendizagem; pesquisa.
Publicado
2014-07-15
Seção
[Pesquisa] Resumos nível médio