Projeto Metamorfose

ensino integrado para a sustentabilidade

  • Beatriz Verch Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) - Campus Canoas. Canoas, RS
  • Marcos de Aguiar Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) - Campus Canoas. Canoas, RS
  • Cristiane Silva Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) - Campus Canoas. Canoas, RS
  • Eliane Velasco Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) - Campus Canoas. Canoas, RS
  • Alexandre Tadachi Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) - Campus Canoas. Canoas, RS
  • Daniela Rodrigues Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) - Campus Canoas. Canoas, RS
Palavras-chave: ações sustentáveis, educação ambiental, meio ambiente

Resumo

A educação ambiental e a sustentabilidade demandam mudanças profundas nos indivíduos, nas organizações e na sociedade. Nesse quesito, as Instituições de Ensino (IEs) têm um papel fundamental e a legislação no Brasil vem se atualizando e exigindo a inserção do tema nos currículos dos cursos em todos os níveis de ensino, preferencialmente trabalhada de forma integrada e contextualizada à realidade do grupo em questão. Levando em consideração os aspectos culturais, sociais, econômicos e ambientais do local ou região. Diante da importância do tema, o Instituto Federal do Rio Grande do Sul - Campus Canoas possuiu um projeto de ensino na área de educação ambiental chamado “Metamorfose: promovendo mudanças a partir da educação ambiental”. Que foca na promoção de ações de ensino que integrem diferentes áreas do conhecimento e promovam a reflexão das atitudes e comportamentos atuais, com uma tendência em gerar mudanças que impactem menos o meio ambiente. Inicialmente, a equipe de colaboradores do projeto selecionou temáticas ambientais atuais focando aspectos comportamentais da comunidade interna e externa, principalmente da cidade de Canoas e região. A partir dos temas selecionados, estratégias integradas de ensino foram elaboradas, e ações implementadas junto aos servidores e estudantes dos diferentes cursos da instituição. O objetivo deste trabalho é apresentar as ações realizadas pelo projeto, neste ano de 2019, no campus Canoas do IFRS e como as ações integradas promovem uma maior compreensão e reflexão da temática ambiental. Dentre as diversas atividades integradas de educação ambiental e sustentabilidade, as principais foram:  a manutenção da composteira do campus como incentivo no reaproveitamento de resíduos orgânicos, ações afirmativas de conscientização sobre o descarte e gestão de resíduos recicláveis e não recicláveis, manutenção das mudas e árvores do campus, plantio de flores para ornamentação e instrumento de ensino de botânica, química e matemática, divulgação do projeto e sensibilização da comunidade interna e externa por meio de palestras, mídias eletrônicas e impressas, produção e mostra de curtas-metragens sobre impactos ambientais na cidade de Canoas e região, oficinas sobre gastronomia sustentável e aproveitamento de óleo residual, conscientização sobre o consumo de energia elétrica e água, debates sobre os impactos do crescimento populacional. Adicionalmente, o projeto organizou a IX Semana do Meio Ambiente (15 e 16 de agosto de 2019) do campus, com a participação de profissionais externos e apresentação das ações realizadas pelos servidores da instituição e estudantes. Por meio das ações foi possível perceber a criticidade da comunidade em relação às temáticas, principalmente durante as mostras, palestras, debates e oficinas, além de iniciais mudanças atitudinais no ambiente interno. Relatos sobre ações que foram aplicadas tanto no ambiente externo, como em seus domicílios e divulgação aos familiares. Todas as atividades realizadas são de extrema importância para a sensibilização da comunidade, permitindo que as pessoas possuam um contato mais aprofundado sobre as temáticas e tenham um espaço para a discussão e construção coletiva da educação ambiental, promovendo mudanças para atitudes mais sustentáveis.

Publicado
2019-11-29
Seção
[Ensino] Resumos nível médio