Metodologias para o desenvolvimento de objetos educacionais: uma abordagem interdisciplinar

  • Lucas Rieger Beckert Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul - Câmpus Canoas
  • Silvia de Castro Bertagnolli Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul - Câmpus Canoas
  • Patrícia Nogueira Hübler Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul - Câmpus Canoas

Resumo

Objetos educacionais virtuais podem ser utilizados para qualificar o processo de aprendizagem. Para o seu desenvolvimento é necessário sistematizar uma metodologia, organizada por passos, com técnicas vinculadas. Assim, tem-se o presente trabalho, que se concentra no estudo de técnicas de implementação de objetos educacionais, vinculados à etapa de construção. O objetivo principal é desenvolver uma mídia digital que auxilie a construção da aprendizagem dos discentes vinculados aos cursos do IFRS Câmpus Canoas. Essa mídia será construída no formato de um jogo, que propicie o desenvolvimento de mecanismos de aprendizagem e que possibilite ao usuário, que está interagindo com o jogo, a integração com outros usuários e com redes sociais. Para isso, foram estudadas duas tecnologias utilizadas no desenvolvimento de jogos digitais: HTML 5 e Flash CS5. Ao realizar uma análise da literatura foi feito um estudo comparativo entre as tecnologias e optou-se pelo uso de HTML 5.0, pois, apresenta diversos recursos: animações, persistência de informações, compatibilidade com a maioria dos navegadores, possibilidade de integração com Javascript etc. Espera-se que, com o estudo destas tecnologias, seja possível construir um jogo digital que estabeleça um meio diferenciado de aprendizagem, auxiliando tanto o professor quanto o aluno no desenvolvimento de suas atividades pedagógicas.

 

Palavras-chave: objetos educacionais; metodologias de desenvolvimento; jogos digitais.

 

Publicado
2014-07-15
Seção
[Pesquisa] Resumos nível médio