Xeque-mate! A elaboração de material didático para o Ensino Técnico em Administração.

  • Mauricio Meireles Canabarro Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) - Campus Porto Alegre, Porto Alegre RS.
  • Thais Soares Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) - Campus Porto Alegre, Porto Alegre RS.
  • Clúvio Buenno Soares Terceiro Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) - Campus Porto Alegre, Porto Alegre RS.
  • Fabrício Sobrosa Affeldt Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) - Campus Porto Alegre, Porto Alegre RS.
  • Sabrina Letícia Couto da Silva Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) - Campus Porto Alegre, Porto Alegre RS.
Palavras-chave: Materiais Didáticos, Ensino de Administração, Administração da Produção

Resumo

O presente trabalho apresenta o projeto-piloto concebido em um projeto de ensino atualmente em curso no Campus Porto Alegre do IFRS que tem por objetivo elaborar materiais didáticos para o ensino técnico de nível médio na área de Administração. O ponto de partida é a própria literatura acadêmica relacionada ao ensino na área de Administração que, em sua maioria, são destinados aos cursos de graduação e pós- graduação deixando lacunas em relação ao ensino técnico. As etapas do projeto de ensino são: projeto-piloto, validação, desenvolvimento de conteúdo e elaboração dos materiais didáticos. Para a estruturação do projeto-piloto foi escolhido um produto, o jogo de xadrez, a partir da reutilização de tampas de garrafas PET, consideradas matérias-primas principais. O jogo é composto por 1 tabuleiro e 2 exércitos, com 16 peças cada, totalizando 32 peças. Cada peça pode ser produzida combinando diferentes quantidades de tampas e diferentes processos, tais como colagem, pintura e adesivagem. Sua escolha decorre das possibilidades de exemplificar de maneira didática aspectos relacionados ao planejamento e ao controle da produção, bem como à gestão dos materiais. Estes temas compõem parte importante dos conteúdos curriculares da administração de operações no ensino técnico em Administração, mas que também são transversais a outros componentes curriculares do curso, permitindo a compreensão das diferentes formas de projetar e produzir um produto e/ou serviço, em diferentes sistemas de produção e os consequentes impactos na organização do processo produtivo. O conteúdo do projeto-piloto está, inicialmente, atrelado à disciplina Administração de Operações, entretanto, apresenta potencial para utilização em outros componentes curriculares como Gestão de Pessoas, Administração de Marketing e Teorias Organizacionais especialmente pela presença de aspectos relacionados ao trabalho em equipe, à liderança e ao empreendedorismo, possibilitando o desenvolvimento de estratégias relacionadas ao desempenho profissional e à tomada de decisão. O projeto- piloto foi apresentado aos discentes da modalidade subsequente do curso técnico em Administração que foram desafiados a desenvolver outros produtos com base em materiais reciclados e apresentar relatório da produção relacionando-o com os conteúdos envolvidos. Os discentes da modalidade PROEJA também participarão desta etapa do projeto. Na busca por melhorias no projeto-piloto e validação da metodologiautilizada no seu desenvolvimento estes alunos serão convidados a responder questionário com perguntas abertas e questões com escala Likert. Os dados serão analisados combinando análise de conteúdo e estatística descritiva e inferencial. O projeto-piloto e as situações de aprendizagem construídas, resultados do trabalho, serão disponibilizadas a outros professores dos cursos técnicos em Administração do IFRS- POA para utilização em aulas. Por fim, salienta-se a importância sobre estas situaçõesde aprendizagens estarem sendo desenvolvidas por alunos deste curso, respeitando aspectos relacionados à linguagem e aos interesses dos discentes, mas contando com a orientação de professores para problematizar e contextualizar os aspectos teórico-metodológicos dos componentes curriculares, integrando conteúdos para proporcionar aos alunos a construção de conhecimentos relacionados aos conteúdos da Administração.

Publicado
2019-11-29
Seção
[Ensino] Resumos nível médio