Offboard
manutenção e suporte a serviço da comunidade
Resumo
O projeto Offboard é uma iniciativa do campus Canoas, para capacitar e estimular os alunos na realização de manutenção e assistência técnica em serviços de informática, atendendo tanto a comunidade interna do campus quanto a externa. Essas atividades são realizadas por 4 integrantes, sendo um bolsista e três voluntários. Entre as atividades são destacadas a manutenção, a formatação, a catalogação, a limpeza e o teste de peças. Através de doações de componentes, são montados computadores de mesa e notebooks, que são disponibilizados para serem doados ou emprestados para discentes com baixa renda ou que sofreram imprevistos com suas máquinas, impossibilitando a realização de atividades requisitadas pelo campus. Estes mesmos computadores montados são utilizados para fazer a verificação das peças que são oferecidas ao projeto. As peças doadas são devidamente testadas e verificadas. Caso apresentem defeitos, busca-se aproveitar ao máximo os componentes ainda funcionais da peça defeituosa. O projeto preocupa-se com o destino adequado dos materiais que são descartados frequentemente, com isso, fora feita uma parceria com uma empresa externa, que implementou uma lixeira específica para descarte de materiais, e resíduos eletrônicos no IFRS- Campus Canoas.Neste momento, está sendo desenvolvido e implantado nos computadores do projeto, um sistema operacional, baseado em linux. Esse sistema é feito pela equipe do projeto Offboard, e dentre seus benefícios há ampliação do projeto para o meio externo.O projeto também oferece oficinas de capacitação para a comunidade interna e externa, levando assim integração entre o nível médio-técnico com os outros níveis de educação do campus Canoas, visando possibilitar o maior entendimento e a realização de atividades básicas de manutenção e assistência técnica. Além de aprimorar o conhecimento de todos os envolvidos nas oficinas, o projeto se preocupa em ter uma maior visibilidade dentro e fora do campus para que toda a comunidade tenha o conhecimento dos serviços prestados.