A inserção da mulher na ciência e na pesquisa

uma análise de dados a partir da revista #Tear

  • Milena da Silva Fontana Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) - Campus Canoas. Canoas, RS
  • Cimara Valim de Melo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) - Campus Canoas. Canoas, RS
Palavras-chave: Mulheres na Ciência, Perfil de Autores, Gênero, #Tear

Resumo

Com as discussões sobre a inserção de mulheres na ciência e na pesquisa se intensificando nos últimos anos, o presente trabalho tem como objetivo apresentar o perfil autoral das produções científicas submetidas à #Tear: Revista de Educação, Ciência e Tecnologia, vinculada ao IFRS, tomando como base os processos editoriais dos anos de 2018 e 2019. O trabalho centra-se, assim, na identificação do gênero e da formação acadêmica dos autores. Para alcançar os objetivos propostos, foram realizados a) a definição dos dados que seriam coletados sobre os autores, ficando estabelecido que seriam recolhidas informações sobre gênero, escolaridade, área de formação e localidade de autores de trabalhos submetidos e que passaram pela pré-avaliação, sendo estes posteriormente publicados ou arquivados; b) a delimitação do espaço de tempo das submissões, definindo-se como mais adequados os processos editoriais de 2018/2  (v. 7, n. 2) e 2019/1 (v. 8, n. 1), pelo fato de serem os dois processos completos mais recentes; c) o levantamento dos dados no sistema OJS, com o total anonimato dos autores; d) a transcrição dos dados levantados para uma planilha no Excel; e) a elaboração de gráficos para traçar o perfil dos autores. Sendo assim, a pesquisa contou com a natureza quantitativa, pois foram levantadas as quantidades de autores do gênero masculino e do gênero feminino e, também, as quantidades de autores graduados, mestres e doutores. Ao todo, foram analisados cem trabalhos, entre submissões publicadas e arquivadas na etapa de avaliação pelos pares, descartando-se as rejeitadas no processo de pré-avaliação. Desses trabalhos, quarenta e três referem-se ao processo editorial 2019/1, e cinquenta e sete ao processo editorial 2018/2. Além disso, realizou-se a divisão dos trabalhos de acordo com as seções da própria revista, ficando distribuídos, no processo editorial 2018/2, vinte e seis trabalhos no Dossiê, vinte e dois trabalhos na Seção Livre, um trabalho na seção de Resenhas e oito trabalhos no Espaço Plural; já no processo editorial 2019/1,  houve dezoito trabalhos no Dossiê, dezoito na Seção Livre, um trabalho na seção de Resenhas e seis trabalhos no Espaço Plural. A partir da coleta e da análise de dados feitas até o momento, observa-se como resultados parciais que a participação das mulheres dentre os trabalhos submetidos é superior a de homens e que, considerando-se os dois processos editoriais, em média 58% dos autores homens são doutores e 52% das autoras são doutoras. Pode-se concluir, assim, que a revista acadêmica #Tear tem proporcionado uma grande inserção da mulher na pesquisa, visto que elas estão presentes em um maior número de contribuições.

Publicado
2019-11-29
Seção
[Pesquisa] Resumos nível superior