Estado da arte das ações de ensino, pesquisa e extensão desenvolvidas pelos Núcleos de Estudos em Gênero e Sexualidade do IFRS

compartilhando saberes e experiências

  • Andréia Esteves Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) - Campus Porto Alegre. Porto Alegre, RS
  • Liliane Madruga Prestes Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) - Campus Porto Alegre. Porto Alegre, RS
Palavras-chave: Ações afirmativas, Gênero, Sexualidade

Resumo

O presente estudo teve como objetivo mapear o estado da arte da abordagem de questões relacionadas à gênero e sexualidade no espaço educativo da Educação Profissional, Técnica e Tecnológica (EPT) no âmbito do IFRS. Destacamos que a abordagem de tais temáticas é um dos princípios das Diretrizes Nacionais para a  EPT bem como das políticas de ações afirmativas desenvolvidas em âmbito institucional. Para tanto, fundamentamos os estudos a partir de referenciais teóricos dos estudos de gênero a partir de autores/as tais como Scott (1995), Louro (1997, 1999, 2001), Felipe (2006, 2008), Britzman (1999), entre outros/as, articulando com as  atuais políticas públicas no âmbito da Educação Básica, na formação docente e normativas institucionais. Com base em tais premissas, a metodologia constou de revisão de literatura, análise documental das políticas públicas e institucionais sobre o tema, levantamento de ações de ensino, pesquisa e extensão desenvolvidos no período de 2014 a 2019, nos diversos campi e disponibilizados no repositório institucional (trabalhos de conclusão), em editais de fomento interno e externo, anais das três primeiras edições do Salão do IFRS  e no sistema de gerenciamento de projetos (SigProj). Os dados produzidos foram organizados em categorias (ensino, pesquisa e extensão) a partir dos descritores utilizados na pesquisa junto aos repositórios. Desta forma, optamos por subcategorias relacionados a temática do estudo, sendo essas os seguintes descritores: gênero, sexualidade, mulher, diversidade, LGBTI+ e homofobia. Os resultados demonstram o quanto a instituição, gradativamente, tem avançado na inclusão de tais temáticas nos diversos níveis e modalidades de ensino. Todavia, apesar dos esforços, presenciamos o aumento dos índices de violências de gênero em todas as instâncias sociais. Portanto, torna-se fundamental que tais ações sejam contínuas e fomentadas institucionalmente para que possamos potencializá-las e continuarmos avançando, em particular, na implementação das políticas de ações afirmativas. Outro aspecto evidenciado é a necessidade de criação de Observatório Institucional a fim de compartilharmos e facilitarmos o acesso e divulgação dos projetos elencados no presente estudo.

Referências

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Publicado
2019-11-29
Seção
[Pesquisa] Resumos nível superior