Projeto Iniciação à Docência

ensinar e aprender matemática

  • Rafael Dutra Ferrugem Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) - Campus Canoas. Canoas, RS
  • Fabio Rodrigues Gonçalves Filho Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) - Campus Canoas. Canoas, RS
  • Mariana Lima Duro Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) - Campus Canoas. Canoas, RS
Palavras-chave: ensino e aprendizagem de matemática, formação inicial de professores, matemática no ensino médio

Resumo

O Projeto de Iniciação à Docência: Ensinar e Aprender Matemática vem sendo executado e aprimorado desde 2014, tendo um novo formato apresentado em 2019, com a proposta de promover aos dois licenciandos bolsistas a elaboração e a reflexão a respeito de diferentes estratégias e metodologias de ensino, bem como de elaborar e realizar todas as etapas de atividades avaliativas de estudantes do ensino médio do IFRS - Campus Canoas. Para isso, além do debate entre os alunos participantes do projeto, um aluno ingressante em 2019 no curso e outro de 2016, juntamente com a professora orientadora, essa troca de experiências proporciona aos estudantes do ensino médio ter a oportunidade de estudar com três professores diferentes, aprendendo a partir de distintas maneiras de ensinar. A metodologia adotada pelo grupo de participantes consiste em reunir-se para planejamento das aulas de matemática a serem aplicadas em uma turma do ensino médio, executando-a também em conjunto, para, ao final, avaliar os aspectos positivos e negativos das atividades propostas. Dentre o observado, constam algumas apresentações de trabalho em grupos, onde os alunos possuíam certa liberdade para a executar da forma a qual achassem mais adequada, além de explicações de conteúdos com a utilização de materiais concretos na construção do conhecimento matemático pois, embora a matemática seja vista por muitos alunos como um conteúdo “mais difícil”, valoriza-se o  conhecimento processual, que é mais complexo do que aquele que está focado apenas no resultado, de modo que os alunos possam garantir um aprendizado mais efetivo ao invés de apenas decorar e reproduzir. Essa tarefa também é difícil para os licenciandos, considerando que necessitam repensar seus conhecimentos matemáticos a fim de ensiná-los nessa nova perspectiva. A relevância e originalidade deste trabalho estão fortemente vinculadas a evidente indissociabilidade entre ensino (matemática de sala de aula do curso de licenciatura), pesquisa (reflexão teórica sobre a prática) e extensão (trocas de conhecimentos entre as comunidades de alunos de diferentes níveis de ensino do Campus Canoas do IFRS). Assim, os principais resultados encontrados estão embasados na oportunidade de aprendizagem a todos os envolvidos, permitindo concluir que essa troca de experiências entre professora do IFRS, licenciandos em matemática e estudantes do ensino médio pode contribuir para suprir diversas lacunas na aprendizagem de todos, considerando um olhar mais específico e ao mesmo tempo mais amplo para o ensinar e aprender matemática.

Referências

BRASIL. Ministério da Educação. Conselho Nacional de Educação. Conselho Pleno. Resolução nº2, de 01 de julho de 2015.
IFRS - INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO SUL. Projeto Pedagógico do Curso de Licenciatura em Matemática (PPC) do IFRS- Campus Canoas, Canoas, 2016.
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Publicado
2019-11-29
Seção
[Ensino] Resumos nível superior