Projeto Iniciação à Docência e o licenciando em início de curso

  • Fabio Rodrigues Gonçalves Filho Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) - Campus Canoas. Canoas, RS
  • Rafael Dutra Ferrugem Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) - Campus Canoas. Canoas, RS
  • Mariana Lima Duro Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) - Campus Canoas. Canoas, RS
Palavras-chave: Ensinar e Aprender Matemática, Prática docente, Planejamento

Resumo

O Projeto de Iniciação à Docência: Ensinar e Aprender Matemática é um espaço de discussão que viabiliza aos licenciandos em matemática bolsistas a reflexão sobre diferentes estratégias e metodologias de ensino, bem como a aplicação dessas em uma turma de Ensino Médio do IFRS, promovendo a docência desses estudantes em qualquer etapa do curso. Como ingressante no curso de Licenciatura em Matemática no ano de 2019, e tendo esse contato com sala de aula desde o início da graduação, essa oportunidade vem sendo de grande importância para a minha escolha definitiva em continuar o curso. Tendo em vista que, juntamente com a coordenadora, somado com um aluno mais experiente na graduação, a prática de planejar e executar aulas traz muitos pontos positivos em relação ao aprendizado de um aluno ingressante, agregando experiência em sala de aula, aplicação de diferentes metodologias para o ensino de matemática e a prática para a criação de um plano de aula de qualidade, considerando as características da turma de aplicação. Ao longo do tempo em que estou atuando no projeto é notória a evolução da minha habilidade em dar aulas, tendo como justificativa o grande aprendizado oportunizado pelas trocas entre os professores bolsistas e os alunos do ensino médio dentro de sala de aula. Os alunos que recebem este benefício de praticamente ter três professores em sala de aula, demonstraram gostar de realizar as atividades propostas, criadas primeiramente pelos bolsistas e posteriormente verificadas pela coordenadora para que não tenha nenhum equívoco, tendo em vista uma aula especialmente criada para os alunos, com muitos critérios e correções, realizadas até o momento da aula. Como importante resultado, podemos citar também o baixo índice de notas baixas da turma que se está dando aula, pois conforme o andamento das aulas vão acontecendo, notamos o entusiasmo e a vontade de aprender dos alunos, fazendo com que o projeto de Iniciação à Docência seja de grande importância tanto para os bolsistas, quanto para os alunos.

Publicado
2019-11-29
Seção
[Ensino] Resumos nível superior