Conversando sobre livros

a utilização da informática no incentivo à leitura

  • Bianca Aparecida Greine de Moraes Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) - Campus Canoas. Canoas, RS
  • Carla Odete Balestro Silva Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul - Campus Canoas
Palavras-chave: informática, blog literário, incentivo à leitura.×

Resumo

Presenciamos uma constante utilização das redes sociais, de forma a ser perceptível a queda no número de leitores. Assim, mesmo que tais aplicativos contenham aspectos negativos, é possível encontrar um espaço para trocas de experiências, opiniões, resenhas, indicações, etc. entre diferentes leitores. Os blogueiros, booktubers e bookstagrammers (também conhecidos como instabookers) são interlocutores desse meio, alcançando possíveis leitores e unindo a informática com a literatura. Desta maneira, este projeto de ensino dispõe do objetivo de utilizar a potencialidade que as redes sociais possuem para incentivar o hábito de ler. Possui objetivos específicos, como a análise da utilização das redes sociais na difusão e fomento do hábito da leitura; identificação dos grandes influenciadores na área de literatura na internet brasileira; garantir a ampliação e divulgação dos perfis nas redes sociais voltadas ao incentivo da leitura, assim como agregar material de forma regular ao blog criado pelo projeto, a fim de difundir o gosto pela literatura, planejando conteúdo para esses meios de forma a ser relevante aos objetivos do projeto. O desenvolvimento, em 2019, contou com a colaboração de uma e de diversos voluntários, alunos dos cursos integrados ao Ensino Médio do Campus Canoas. A construção do blog se dá por meio do exame das mídias sociais mais adequadas como forma de inspiração, sendo constituído por resenhas e indicações escritas pelos colaboradores, entendendo-se por colaboradores alunos bolsistas, alunos voluntários e demais parceiros que queiram contribuir. Ao longo dessas atividades, realizou-se a organização das mídias digitais utilizadas, tais como: regularidade, conteúdo, público alvo, parcerias com editoras, etc. Tendo essa estrutura formada, as mídias são alimentadas de acordo com um planejamento. No ano de 2019, também foi organizado um clube do livro de adesão livre entre a comunidade escolar. Nesse clube, estão sendo lidos e discutidos obras relacionadas às temáticas escolhidas pelos participantes. São incentivadas as trocas de livros e de experiências de leitura. Por fim, o projeto é divulgado à comunidade interna e externa, assim como também é delineada uma associação com outros projetos de leitura existentes no Campus Canoas, pois se nota a existência de um público leitor. É de grande relevância destacar que observar e usufruir da potencialidade das redes sociais nos mais variados campos da vida social e profissional possibilita aos estudantes o uso destas mídias de forma criativa, crítica e responsável, agregando novos conhecimentos para a sua formação.

 

Publicado
2019-11-29
Seção
[Ensino] Trabalhos expostos