A razão e a proporção no contexto da disciplina de química no ensino médio

caminhos para compreender as dificuldades dos estudantes

  • Bárbara Gonçalves Fenille Velasco Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) - Campus Canoas. Canoas, RS
  • Daniela Rodrigues da Silva Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) - Campus Canoas. Canoas, RS
Palavras-chave: Relações quantitativas, razão e proporção, Ensino e aprendizagem de química

Resumo

Este trabalho apresenta resultados de um estudo que teve por objetivo conhecer de que forma os estudantes utilizam a razão e a proporção na resolução de problemas que fazem parte da disciplina de química do ensino médio. Esta proposta constitui-se como uma das ações da última etapa do projeto de pesquisa Transformações: a busca por espaços que favoreçam a mudança conceitual no ensino de química, que teve início em 2017 no IFRS - Campus Canoas. Nos anos anteriores o projeto esteve voltado ao estudo e a organização de atividades para o ensino e aprendizagem de dois dos três núcleos conceituais da química. Estes conceitos são apresentados por Pozo e Goméz Crespo (o modelo corpuscular da matéria e a conservação das propriedades não observáveis). Para o período de 2019 propõem-se o estudo do terceiro núcleo conceitual, que discute a importância das relações quantitativas na química. Dentre os conceitos envolvidos nestas relações quantitativas, destaca-se o estudo da razão e da proporcionalidade, pois eles fundamentam vários conteúdos estudados na química do ensino médio, dentre os quais destacam-se os cálculos com mols, com números de partículas, o ajuste dos coeficientes das reações químicas, os cálculos estequiométricos e os que envolvem a concentração de soluções. Sabe-se que a razão e a proporção são conteúdos que teoricamente os estudantes deveriam aprender no 6° ou 7° ano do ensino fundamental, na disciplina de matemática, e que os mesmos surgem nos mais diversos contextos da vida: na compra e venda, nos ramos de atividade de ciências, química e física, entre outros. Para o levantamento das informações foram elaborados quatro problemas envolvendo os conceitos “concentração e diluição de soluções”, e “proporcionalidade nas reações químicas” que foram respondidos por 151 estudantes de diferentes turmas dos cursos técnicos integrados do IFRS - Campus Canoas. As respostas foram analisadas, e observou-se que o quantitativo de erros variou de acordo com o conteúdo envolvido em cada questão, ou seja, o contexto apresentado em cada problema faz com que alguns estudantes modifiquem a estratégia utilizada. O problema em que os estudantes apresentaram o maior percentual de respostas corretas (90,07%) abordava uma situação sobre concentração de soluções. Já uma questão que tratava de uma reação química (representada na forma de uma equação) foi a que mostrou o maior percentual de respostas incorretas por parte dos estudantes (21,19%). Como etapa seguinte, os resultados estão sendo analisados de forma qualitativa, com foco nas relações que resultaram em respostas erradas, pois acredita-se que elas podem ter elementos importantes a serem considerados na elaboração de estratégias para o estudo das relações quantitativas da química.

Publicado
2019-11-29
Seção
[Pesquisa] Resumos nível superior