Pibid

Integrando teoria à prática

  • Luana Domingues Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) - Campus Canoas. Canoas, RS
  • Tais Marangon Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) - Campus Canoas. Canoas, RS
  • Tauana Rosa de Souza de Miranda Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) - Campus Canoas. Canoas, RS
  • Mariana Lima Duro Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) - Campus Canoas. Canoas, RS
  • Cláudia Brum de Oliveira Fogliarini Filha Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) - Campus Canoas. Canoas, RS
Palavras-chave: Ensino, Matemática, Pibid

Resumo

O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid) desenvolvido no
Campus Canoas do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do
Sul (IFRS - Campus Canoas) tem como objetivo possibilitar experiência docente aos alunos
do Curso Superior de Licenciatura em Matemática em escolas públicas do município de
Canoas/RS. O projeto vem sendo desenvolvido desde o segundo semestre de 2018 no
IFRS-Campus Canoas, mas tem sua origem em 2007 pelo Ministério da Educação e
implementado pela CAPES/FNDE, oferecendo bolsas aos estudantes de licenciaturas
presenciais que se dediquem a práticas pedagógicas em escolas públicas. O programa tem
por objetivo antecipar o contato e o vínculo dos licenciandos com a sala de aula da rede
pública e, para isso, o Pibid traz uma proposta que viabiliza a inserção dos bolsistas na
escola, com intuito de planejar e executar aulas e atividades de matemática, criando assim
um acervo de materiais didáticos que podem ser utilizados posteriormente nas escolas ou
na própria instituição de ensino superior. No Pibid desenvolvido no IFRS - Campus Canoas,
as inserções ocorrem, geralmente, uma vez por mês, porém, toda semana os alunos
bolsistas encontram-se com seus coordenadores e colegas para discutir sobre os assuntos
que serão trabalhados, pensar sobre diferentes metodologias para se aplicar na sala de
aula, pesquisar, elaborar e produzir materiais para que sejam usados nas inserções. O
programa chegou em nossa instituição com a abertura de um novo edital, em agosto de
2018, possibilitando a participação de 24 alunos bolsistas, três coordenadoras (na
instituição de ensino) e três supervisores (nas escolas parceiras). Os bolsistas foram
divididos em três grupos, de 8 estudantes cada, para realizarem suas práticas em uma das
três escolas participantes. Este relato trata da participação de um desses grupos, cujas
inserções de prática docente foram realizadas no terceiro ano de ensino fundamental e no
terceiro ano do ensino médio em 2018, e em 2019 no sexto ano. A turma do terceiro ano do
fundamental apresentava, conforme relato da professora regente da turma, dificuldade de
compreensão do conceito e do processo multiplicativo. Já a turma do terceiro ano do médio
estava preparando-se para realizar o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), então a
supervisora sugeriu que o grupo de oito estudantes trabalhassem de forma intercalada com
as duas turmas. Em relação aos sextos anos, a escola nos informou que as turmas estavam
tendo aulas de matemática com um professor de física e os alunos estavam tendo muita
dificuldade nos conteúdos abordados. Dessa forma, além de possibilitar a prática docente
dos licenciandos, o Pibid apresenta-se como uma oportunidade para as escolas
desenvolverem práticas diferenciadas com seus estudantes, contando com o apoio das
instituições de ensino superior. Assim, observou-se que esse projeto beneficia a todos os
envolvidos, criando uma grande rede em que as trocas constantes geram diferentes
aprendizados.

Publicado
2019-11-29
Seção
[EXTENSÃO] Resumos nível superior