Teoria de grafos no ensino médio

uma proposta didática

  • Ivan Fiorotti Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul - Campus Canoas
  • Bruno Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) - Campus Canoas. Canoas, RS
Palavras-chave: Teoria de grafos, Ensino médio, Licenciatura em Matemática, Ensino da Matemática

Resumo

Este trabalho foi desenvolvido a partir do projeto de pesquisa intitulado “Decaimento de soluções de Equações de Meios Porosos com termos advectivos”, que conta com a colaboração entre um professor de matemática e dois alunos bolsistas do curso de Licenciatura em Matemática do IFRS Campus Canoas, tendo como objetivo o estudo teórico de conceitos matemáticos para a solução de equações aplicáveis a meios porosos. Nesta perspectiva, este projeto apresenta duas vertentes, uma voltada para o estudo aprofundado de conceitos da Matemática pura e outro voltado para a área do ensino da Matemática. Nesse sentido, o presente trabalho expõe o estudo sobre as definições iniciais da Teoria de Grafos com ênfase em aplicações para o Ensino Médio, estando vinculado à segunda vertente. Após o estudo teórico da Teoria de Grafos, produziu-se um minicurso abordando essa estratégia, voltado para os alunos do ensino médio do IFRS – Campus Canoas, que será ministrado em outubro de 2019. Nesse contexto, buscou-se construir com estes estudantes o início da teoria de grafos, a partir do problema das sete pontes de Königsberg. Este problema inicial é utilizado até hoje por professores de Matemática e de Eletrônica para introduzir o estudo da Teoria de Grafos, com o objetivo de dar aos alunos a possibilidade de resolverem um enigma que utilizando saberes prévios, desenvolvidos durante o ensino médio, como análise combinatória. Ao final da etapa de estudo teórico e aplicação dos conceitos estudados na perspectiva do ensino de matemática no nível médio, tem-se como proposta final a escrita, apresentação e publicação de um relato de experiência sobre a proposta didática aplicada, dando visibilidade para este tema, que geralmente não é discutido no ensino médio. Não existem resultados preliminares propriamente ditos até o momento, pois ainda não foi ministrado este minicurso e estamos em fase divulgação do mesmo. Mas espera-se que o estudo da Teoria de Grafos no Ensino Médio possa trazer subsídios para que estes estudantes consigam entender que os conteúdos matemáticos muitas vezes são interligados e alguns deles, como esta teoria que geralmente não é vista no ensino básico, facilitam a resolução de problemas pontuais.

Publicado
2019-11-29
Seção
[Pesquisa] Resumos nível superior